quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Eu resolvi dizer sim – Parte 1

“É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.”  Gn 2.24 (NTLH)

Sabendo que no universo virtual há muitos textos de aconselhamento sobre namoro, noivado e casamento cristão, por este e outros motivos ainda não tinha vindo à inspiração para escrever acerca o assunto, porém me senti constrangido a escrever sobre o tema devido à grande quantidade de acessos no Blog Marcos Gama, na postagem  sobre ao estudo para casal que ministramos na Assembléia de Deus Novo Israel. Assim vamos iniciar neste final de ano trazendo reflexões sobre este tema.

Quero dividir o tema acima “Eu resolvi dizer sim” em outros três temas: Antes de dizer sim, quando eu disse sim e depois do sim.

Bem, antes de iniciar a primeira postagem quero explanar um pouco o texto bíblico que hora dá fundamento a mensagem. Logo no inicio da criação, Deus em seu processo criativo, trata de colocar no jardim do Édem um ser que pudesse gerenciar sua obra, este ser feito a imagem e semelhança de Deus iria ser o mordomo do mundo de Deus, assim ao colocar o homem no jardim a bíblia diz: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gn 2. 18, assim Deus presenteia a Adão com um ser semelhante a ele e que o auxiliasse no seu oficio de cuidar dos bens de Deus. Agora temos um casal que sob a orientação de Deus cuida dos bens divinos, isso é, Adão e Eva não foram colocados no mundo por acaso, eles tinham uma missão, uma obra, um objetivo para suas vidas, viver para fazer a vontade de seu criador.

No texto de Gn 2. 24, Deus que é onisciente, explica aos que viriam um dia a ter um relacionamento, como isso deveriam acontecer e assim no referido texto diz “É por isso que ...”. Você pode estar se perguntando, mas o que esta expressão diz? Bem, ela iniciará a conclusão de algo que foi dito anteriormente então precisamos compreender o contexto para entender o texto. Esta expressão fala a respeito de Deus ter dito que ao homem que:

  1. Deus tinha um trabalho para o homem;
  2. O homem precisava de alguém para lhe ajudar;
  3. Este alguém deveria ser semelhante a ele;
  4. Deus proveu para Adão uma auxiliadora de sua própria carne;
  5. Os dois deveriam trabalhar juntos para Deus.
“É por isso que ...” ou seja, por estes motivos que Deus estava agora revelando o porquê de sua decisão de presentear o homem com um lindo ser, a mulher. Deus nunca faz nada sem objetivos claros de definidos.
Mas vamos para a segunda expressão “o homem deixará seu pai e sua mãe”, é lógico que este texto é direcionado para as gerações futuras, não é? Você pode dizer, mas por que irmão o senhor diz isso? Ora, Adão e Eva não tinham mãe, e eles não estavam vindos de casas diferentes, logo nós entendemos que este texto se refere às gerações que viriam após Adão e Eva.

A referida expressão fala que “o homem deixará”, este “deixar”, se refere há muitas situações, como sempre diz o pastor José Teixeira (Pr. Zezinho, pastor da AD de Iguatú - Ce), em suas cerimônias de casamento que o “deixar” significa:
  1. Deixar geográfico – cada um em sua casa;Apesar de alguns dizerem assim: minha sogra ou sogro são uma benção, porém eles continuam sendo pais de alguém na casa e geralmente (geralmente mesmo) pai e mãe acabam interferindo no relacionamento conjugal, por isso é bom que QUANDO ALGUÉM RESOLVER DIZER SIM tenha para onde ir.
  1. Deixar financeiro – Trabalhe para sustentar sua família;O senhor que dizer que um pai ou uma mãe não podem ajudar á um jovem casal? Bem, eu não disse isso, porém é necessário que a nova família tenha como se sustentar sozinha, não sei se você sabe, mas papai e mamãe não vivem para sempre, então é melhor tratar de conseguir um emprego. É lógico que os pais podem e devem ajudar um jovem casal, pois nos primeiros anos é muito complicado se ajustar, é só lembrar quando nós estávamos dando os primeiros passinhos, sempre havia alguém segurando nossas mãos, até que um dia aprendemos a andar sozinhos.
  1. Deixar emocional – O casal deve estar sempre suprindo as necessidades emocionais de ambos.As mulheres são seres muito emocionais, e isso é lindo nelas, é por isso que no dia das mães é tão importante para nós, seu pai pode ser um paizão, mas geralmente quando falamos de mãe o coração bate mais forte. Bem, o deixar emocional fala de alimentar as emoções, nas famílias que nós vivíamos antes de casar havia a figura do pai e da mãe que nos auxiliavam em nossas decepções, tristezas e desilusões, mas agora é joelho no chão e ombro do companheiro.
Bem vamos as últimas expressões do texto.

Não sou preconceituoso, mas sou totalmente contra a união homossexual, pois o querer ser um homossexal é pecado e na relação marital no estudo que hora abordamos diz: “para se unir com a sua mulher”, isto é, o homem ou a mulher deverá deixar a casa do papai e da mamãe e encontrar uma SUA COMPANHEIRA OU SEU COMPANHEIRO e assim formar uma nova família (MARIDO E MULHER). E assim ambos serão como diz o texto “e os dois se tornam uma só pessoa.” E é a partir desta expressão: e os dois se tornam uma só pessoa.” que iniciaremos nosso estudo.

No próximo post estaremos falando sobre: “ ANTES DE DIZER “SIM”.

Na paz do Mestre!

Nenhum comentário: