quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Eu resolvi dizer sim. (Parte Final)


Depois do “Sim”

“É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.”  Gn 2.24 (NTLH)

E vamos então para a ultima postagem da série e agora vamos comentar um pouco a respeito do memento depois do SIM.

Nós sabemos que a família é um projeto de Deus, que uma igreja forte é constituída de famílias fortes, sabemos que tudo acontece em família e que o inimigo de nossas almas quer ver nossas famílias e vidas na lata do lixo. Porém quero ser sucinto nesta postagem, pois acredito que a solução para todos os problemas está em sua simples palavra que estarei comentando logo a seguir, então vamos lá.

Vamos utilizar o texto que hora é áureo para os comentários, isto é, Gn 2.24. Inicio dizendo que o SIM não obrigado, o tempo do casamento matuto onde o pai da moça ficava com uma espingarda apontada para a cabeça do rapaz esperando ele dizer sim já passou. Quando eu disse SIM foi por querer ou por segundas intenções, mas forçado não.

Depois do SIM vem um dos momentos muito especiais, ou seja, uma nova família está pronta e iniciando SUS trajetória de vida. O casal sonhou, orou, planejou e agora como diz o texto ambos são “uma só carne”, lembrando que “é até que a MORTE os separe”.

Bem, quais seriam os conselhos básicos para um casamento feliz? Acredito que poderíamos fazer uma lista de conselhos muito interessantes, mas prefiro deixar um texto bíblico e comentá-lo. Está passagem é muito conhecida, mas é através dela que faremos os comentários finais sobre as postagens EU RESOLVI DIZER SIM.

Salmo 128 diz:
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Este salmo evidencia várias bênçãos importantes para se ter uma família feliz, ele diz que:
  1. O nosso trabalho será frutífero “comerás do trabalho das tuas mãos”
  2. O nosso lar será um ambiente de felicidade “feliz serás”
  3. Os nossos projetos serão efetivados “e te irá bem”
  4. No nosso lar nossas esposas serão plenamente frutíferas.
    1. Videira frutífera fala de alegria;
    2. Lados de casa, diz que o todo de nossa casa será alegre.
  5. Os nossos filhos, podemos entender que é uma benção espiritual.
Então vemos que um homem que tem uma família assim pode-se dizer que é um homem ricamente abençoado, ou seja, uma família feliz, mas qual será o segredo para se ter uma família destas? O salmista diz “BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos” e depois continua dizendo que “Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.”
 
Entendeu agora porque não fiz uma lista de conselhos? Um homem e uma mulher que TEME ao Senhor têm uma família feliz. Lembre-se ter família feliz não quer dizer família sem lutas, porém sabemos que nas lutas podemos ter felicidade.

Durante todas estas postagens nós vimos que as maiores complicações são para pessoas que não temem a Deus, para quem é temente passa por lutas imagine quem não é.

Eu poderia mencionar muitos textos que dariam base ao que eu acabei de falar, mas acredito que este texto do sábio Salomão no livro de Eclesiastes fala tudo quando diz “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” Ec 12. 13

Ora, para uma pessoa que não teme a Deus, você pode falar, aconselhar, ir em terapia não vai adiantar nada, se ele não teme a Deus vai temer a quem?

Meu conselho é que em 2012 você possa:

Namorar com temor a Deus;

Trabalhar pra Jesus com temor a Deus;

Ir pra igreja com temor a Deus;

Sentar no banco de mocidade, senhoras ou púlpito com temor a Deus;

Orar com temor a Deus;

Noivar com temor a Deus;

Planejar o casamento com temor a Deus;

Preparar tudo com temor a Deus;

Casar com temor a Deus;

Começar a vida a dois com temor a Deus;

Comparar com temor a Deus;

Trabalhar com temor a Deus;

Curtir sua família com temor a Deus;

Viver com temor a Deus;

E tudo isso para a glória de Deus!

Na paz do Mestre Jesus!
Marcos Gama


Nenhum comentário: