ALGUNS ENSINOS DO LIVRO DE JÓ
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1:1
Paz e graça a todos os nossos leitores, entre ausências e retornos continuamos a publicar textos sobre a nossa fé. Que O Senhor lhes abençoe através destas postagens.
O Livro de Jó está situado dentro da categoria de livros bíblicos denominados de "poéticos", isso porquê nestes escritos observamos a forma como o povo de Israel expressava sua poesia, quer seja em provérbios, salmos ou histórias de cunho poético.
Nestes livros além da poesia podemos ver também profecia, orientação, exortação e ensino. Muitas instruções e aprendizados conseguimos tirar destes livros e hoje quero trazer-lhes alguns ensinos que pude, com a graça de Deus, observar no livro de Jó. Lógico que não exauri tudo o que poderia ser aprendido, mas trago aqui aquilo que O Senhor, por sua graça, me deu.
Todos nós temos uma história de vida, a de Jó se desenvolve em Uz, e em sua história podemos entender que O Senhor concede a cada homem "A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA" com seus altos e baixos, por isso não devemos nos preocupar com a HISTÓRIA DOS OUTROS, pois podemos perder a mais bonitas delas, as nossas!
Carácter não é questão de condição financeira, pois o personagem em estudo tinha uma vida abastarda e nem por isso era entregue aos prazeres pecaminosos da vida, pelo contrário, o texto diz que ele era um homem temente a Deus e que se desviava do mal. Muitos dizem que por possuírem recursos muitas posses vivem desagradando Ao Senhor, mas ter muito ou ter pouco não definem o que somos, na verdade o ter ou não "REVELA" o quê realmente somos.
As riquezas não impedem de sermos tementes a Deus, apesar desta ser uma das principais desculpas dos homens ricos, ela não servia para um dos homens mais poderosos do oriente. Jó temia Ao Senhor e suas riquezas não lhe impedia de viver a sua fé ou de obedecê-lo!
Ainda há homens de testemunho, e o livro relata logo no início o quanto Jó tinha uma vida ilibada, soma-se a isso o próprio Deus testemunha acerca de Jó para o próprio Satanás. Que O Senhor desperte os homens de bem para que sirvam de testemunho da graça de Deus e que suas vidas falem mais que suas palavras.
Tem guerras que não sabemos por que chegaram a té nós, isso mesmo, e Jó soube bem o que era isso, pois a história conta que as lutas e perdas que ele teve foi uma ação do Senhor para provar seu valor, mas ele mesmo não sabia o porquê delas. Há momentos que lutas nos advêm e não chegam por sermos infiéis, muitas delas são exatamente por sermos fiéis Ao Senhor.
As perdas nos desestabilizam, mas isso não quer dizer que eremos vencidos. Jó teve muitas perdas, sociais, financeiras, familiares e sua própria saúde, mas ainda assim disse "Deus me deu, Deus me tirou, BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR..."
Nem todos os "amigos" são amigos em todas as horas, muitas vezes é nas horas que mais precisamos que verdadeiramente vamos conhecê-los de verdade, mas que isso não mude quem nós somos.
Muitas lutas não sabemos o motivo, mas isso não quer dizer que não aprenda com elas. E Jó certamente obteve muitas aprendizagens, e apesar das dores elas serviram para levá-lo há um outro nível de compreensão sobre Deus e a sua fé.
Depois de uma luta sempre sairemos mais fortes do que quando entramos nela, pois sempre teremos a visão mais ampla do que vivemos depois que passarmos por tudo.
Deus sempre se revelará em meio as nossas guerras e passaremos a viver uma fé mais profunda, pois muitas vezes conhecemos Ao Senhor superficialmente, e cremos de forma tímida e frágil, mas quando sentimos O Senhor conosco em meio as nossas guerras passamos a ter a certeza de sua presença e poder.
Quem muda a nossa sorte é O Senhor e somente ele sabe realmente o que precisamos para declararmos que somos vitoriosos, pois nem sempre vencer todos é ter vitória, as vezes amar e perdoar a todos nos tragam os verdadeiros lauréis...
Acredito que estes ensinos contidos no livro de Jó podem servir de lenitivo aos nossos corações conturbados em meio a tantas dificuldades que enfrentamos.
Na paz de Cristo
Pr. Marcos Gama
Comentários