EXORTAÇÃO SOBRE O VALOR DA SABEDORIA
Hoje traremos mais uma rápida postagem sobre sabedoria e espero que lhes traga bênçãos da parte do Senhor.
“O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; “ Pv 1. 5
“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv 1.7
Como temos visto nestes dias o desprezo pela VERDADEIRA SABEDORIA, e falo aqui sobre a sabedoria espiritual, aquela que nos ajuda a discernir a vivência humana a partir de um olhar baseado nos princípios do Senhor.
Não quero aqui desmerecer a sabedoria humana, oriunda da vivência dos homens e das aprendizagens que os mesmos conseguiram tirar dela, mas como disse o apóstolo Tiago que categoriza este tipo sabedoria humana com os seguintes termos “Esta não é a sabedoria que desce do lá alto; antes é terrena, animal e demoníaca.” (Tg 3. 15). O apóstolo não está aqui desmerecendo a sabedoria humana, mas está definindo suas origens “terrena”, “animal” e muitas vezes “demoníaca”, ou seja, três possíveis fontes do que temos visto sobre sabedoria entre os homens e as suas consequências.
Quando lemos o livro de Provérbios de Salomão, logo vemos em seus primeiros capítulos um estímulo ao valorizar a sabedoria espiritual para que esta venha a reger nossos corações e logo nossas ações no dia a dia. Uma sabedoria que não se prostra aos ditames humanos e suas paixões, um tipo de sabedoria que nos serve de marco demarcatório universal, que nos conduza ao bom relacionamento humano e principalmente nosso relacionamento com Deus.
Essa exortação é um apelo ao homem que prefere renitentemente conduzir suas vivências dentro do espectro das paixões e decisõe humanas, que como já citamos Tiago suas fontes podem ser e são perniciosas.
Mas qual o motivo desta exortação? Porque Salomão exorta a seu povo que dê ouvidos a boa sabedoria baseada na Palavra de Deus?
1 - Ao buscar sabedoria ela promove aprendizado (Pv 1. 2);
2 - Ao buscar a sabedoria temos entendimento nas palavras de inteligência (Pv 1.2);
3 - Ao buscar a sabedoria conhecemos o bom proceder (Pv 1.3);
4 - Ao buscar a sabedoria gera justiça, juízo e equidade (Pv 1. 3);
5 - Ao buscarmos a sabedoria despertamos a prudência nos simples (Pv. 1.4);
6 - Ao buscarmos a sabedoria trabalhamos nos jovens seu conhecimento e procedimento maduro (Pv 1. 4);
7 - Ao buscarmos a sabedoria o próprio sábio crescerá em prudência (Pv 1.5);
8 - Ao buscarmos a sabedoria favorece o aperfeiçoamento das habilidades do instruído (Pv 1. 5);
9 - Ao buscarmos a sabedoria conseguimos compreender os ditos de sabedoria, as parábolas instrutivas (Pv 1. 5);
10 - Ao buscarmos a sabedoria teremos compreensão de enigmas humanos (Pv 1.5);
Essas são apenas alguns dos benefícios que qualquer ser humano adquire ao buscar a sabedoria que Tiago chama de “sabedoria do alto” (Tg 3. 13,-18), e o livro de Provérbios tende a trazer vários princípios e orientações para um viver sábio, e nada mais sábio para um rei como Salomão investir no seu reino estes princípios, tornando assim um dos reinados mais prósperos já visto na história da humanidade.
A conclusão que temos neste breve post é óbvia, ao nos deleitarmos em buscar a verdadeira sabedoria que tem como fonte primária os princípios eternos determinados pelo Senhor, os quais sempre promoveram igualdade e prosperidade no passado, estaremos investindo em nossa geração e plantando sementes que fortalecerão as gerações vindouras,
O rei Salomão exortou seu povo a buscar a sabedoria em seu tempo e viu seu poder transformador, hoje pela bondade do Senhor neste post tentaremos fazer não a mesma coisas, mas contribuir a esta exortação tão verdadeiramente imbuída de sabedoria espiritual.
Na paz de Cristo Jesus;
Pr. Marcos Gama
DESEJA FAZER UM CURSO SOBRE
COMO FAZER ESTUDOS BÍBLICOS?
CLICK AQUI
Comentários