OS DESAFIOS DA IGREJA MODERNA -TERCEIRA PARTE
E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
At 3.1-2
Paz e graça a todos os nossos leitores e colaboradores, que O Senhor continue lhes abençoando em Cristo Jesus. Nosso desejo sincero é que nossas postagens sejam fonte de bençãos para vossas vidas, famílias, ministérios e igrejas.
Hoje continuaremos a abordar o tema "DESAFIOS DA IGREJA MODERNA" com o objetivo de despertar a igreja do século XXI de suas responsabilidades e motivá-la ao avanço que O Senhor Jesus ordenou a ela.
UM NECESSITADO FORA DO TEMPO
Ao subirem a hora da oração, na hora nona (15:00), Pedro e João, se deparam com uma situação, que segundo o texto de Lucas, era uma ação corriqueira, ou seja, diuturnamente era colocado um homem coxo, a porta do Templo chamada de Formosa. Essa porta, tudo indica, seria O Portão de Nicanor, a porta oriental do Templo, que servia de acesso entre o Pátio dos Gentios e o Pátio das Mulheres.
Um homem sem nome, com uma necessidade era colocado a Porta do Templo para mendigar, esse lugar era estratégico, pois a Lei de Moisés deliberava sobre a necessidade de ajudar aos necessitados. Assim, diuturnamente esse coxo sem nome era colocado em sua "posição de humilhação" para granjear seu ganha pão. Todos que subiam a orar tinham que passar, hora ou outra, pelo mendigante da Porta Formosa.
O que me chama a atenção é como este homem com tantas necessidades estava fora do Templo. Se o Templo é a a Casa de Oração, e na oração conversamos com Deus sobre as nossas necessidades, certamente o homem estava no lugar errado.
E não é isso mesmo que vemos hoje em dia? Os necessitados do lado de fora dos templos? Aqueles que deveriam estar buscando TAMBÉM conosco Ao Deus que supre nossas necessidades, estão do lado de fora a mendigar ajuda dos que estão subindo ao templo para orar.
Um dos desafios da igreja hodierna é mudar este quadro, ou seja, fazer com que os mendigos, coxos, paralíticos, cegos, ladrões, prostitutas ou seja, todos os NECESSITADOS possam entrar nos templos e buscarem Ao Senhor.
UMA PORTA FORMOSA, DEFORMADA
O texto se refere ao local onde o homem mendigava como Porta Formosa, que contraste maldoso, pois, enquanto a Porta é Formosa, os deformados mendigam do lado de fora. Lógico que estou usando de uma metáfora para fazer a crítica, porém ela é pertinente, pois o quê observamos é a suntuosidade de alguns templos e a falta de esforço dos seus líderes em alcançar os coxos que estão do lado de fora.
Não quero aqui dizer que não necessitamos de templos bonitos e organizados, estou dizendo que não podemos nos preocupar com "as portas formosas" e esquecer dos "coxos" do lado de fora. Que sejam formosos nossos templos, que sejam belos e organizados, e que neles possam entrar os coxos deste mundo.
Faço aqui uma crítica a aqueles que dizem não haver a necessidade de templos, mas foi exatamente para o templo que o coxo depois de curado, foi levado e lá adorou a Deus. A porta era FORMOSA porquê a casa de Deus é para ser FORMOSA, para que os DEFORMADOS deste mundo encontrem na PORTA FORMOSA a FORMA que um dia perderam. O problema não estava na PORTA FORMOSA, mas na incessibilidade dos que não tinham nenhum desejo de ver o coxo entrar por ela.
QUERO LEMBRAR-LHES QUE A PORTA FORMOSA É PARA TODOS!
ALIMENTANDO A MISÉRIA DO MUNDO
Muitos preferem dar uma esmola e manter o coxo do lado de fora, do que trabalhar para que os coxos adentrem pela PORTA FORMOSA. Um outro desafio para a IGREJA MODERNA é permitir que as necessidades sejam alimentadas e nunca saciadas.
Certa vez O Senhor Jesus disse que os podres sempre estariam conosco (Jo 12.8), mas o imperativo de Mc 16.15 é que toda a criatura possa ouvir e os sinais seguiriam os que cressem. Sei que nem todos vão crer, mas o dever da igreja é tentar fazê-los entrar pela PORTA FORMOSA. A Igreja não foi feita para alimentar a miséria humana, mas vê-la mudar pelo poder do Evangelho. Precisamos ajudar aos necessitados, precisamos fazer boas obras, precisamos trabalhar na assistência aos menos favorecidos, mas o maior desafio mesmo é vê-lo entrar com os próprios pés PELA PORTA FORMOSA!
Na paz que excede todo o entendimento;
Pr. Marcos Gama
Comentários