Sê o exemplo dos fiéis ... Parte 1

"Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (1 Timóteo 4:12).


 Paz e graça a todos os visitantes do blog marcosgamamv é com muita alegria que recebo a todos para desfrutar de todas as bênçãos que nosso Pai celeste no oferece através das meditações aqui encontradas. Peço desculpas se deixei de postar meditações novas, mas aprouve a Deus me inspirar hoje para falar de um assunto um tanto quanto falado, mas pouco visto, ou seja, quero falar de bons exemplos.
Temos visto recentemente na mídia televisiva ou não, homens que deviam dar exemplos de dignidade em seus cargos públicos, porém seus próprios discursos mostram sua incapacidade de ser um bom exemplo. A exemplo disso temos o atual presidente do senado federal que em meio a denúncias de corrupção discursa sobre ética. Vemos também um grande ícone do esporte paraolímpico mundial, o corredor sul-africano Oscar Pistorius, que deixou uma mancha no esporte por sua impulsividade mascarada pelo falso testemunho de proteção.


Calma, você não está em um blog sobre politica e muito menos sobre esportes, mas peguei estes dois exemplos para que nós possamos entender que precisamos de referências e quando aqueles que poderiam ser estas referências não cumprem o seu papel criam outro problema, pois parece que ser mal é a única opção.


Mas quando leio a Bíblia entendo que há sim referências para este mundo, quando o texto sagrado diz “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mt 5.15  e “ Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mt 5.13 fala que a Igreja de Cristo é a referência deste mundo, veja o que Paulo diz “SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.” I Co 11.1. estes textos dentro de tantos outros retratam a necessidade que o cristão tem de servir como modelo, porém fica a pergunta que tipo de modelo o cristão deve ser?


Bem, é aqui que começamos a comentar o texto que abre este post, Paulo escrevendo para o jovem pastor Timóteo em sua primeira carta ele diz “Sê o exemplo dos fiéis..., ou seja, você é a referência, você é o modelo. Aqui está um grande princípio das escrituras, isto é, o cristão é diferente do mundo, ou melhor, o cristão tem princípios diferentes daqueles que o mundo exalta. O modelo cristão não é o que o mundo anseia, na verdade é o oposto. O nosso exemplo não é caracterizado com uma concordância do erro, mas é caracterizado pela a confirmação da justiça e do amor de Deus.


Nós precisamos ser exemplo ...


Na Palavra – Em meio a um mundo sem nortes a palavra de Deus se coloca como a bússola dos navegantes a suprema regra de fé e prática e o maior manual sobre ética e amor. Nós, enquanto servos de Deus, precisamos ler, meditar, entender, pesquisar, remoer e principalmente praticar o que a Bíblia diz. Hoje muitos servos de Deus não conhecem o Santo Livro, muitos hoje gostam apenas de carregar a Bíblia em sinal de religiosidade, mas não tem intimidade com o santo texto, logo como podem saber o que fazer em meio as adversidades da vida? Em Mt. 7, 24-28 fala de dois tipos de fundamentos, o primeiro é um fundamento frágil, fácil de firmar as bases para uma casa, porém quando a chuva e o vento vieram a casa logo foi ao chão pois não tinha um bom fundamento, o segundo tipo de fundamento era firme, logo difícil de perfurar, porém apesar do trabalho este fundamento tinha a capacidade de manter a casa firme em meio as intempéries da vida. 

O fundamento aqui é a Palavra de Deus. Dependendo de onde a sua vida está firmada vai definir suas atitudes e resultados em meio às dificuldades da vida. Ser exemplo na palavra é mostrar para o mundo que uma vida firmada na Palavra de Deus é uma vida de segurança apesar dos desafios que ela enfrenta ou enfrentará.


Continua no próximo post.

Paz e graça!

Comentários

Postagens mais visitadas