Confiando na Promessa


ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gn 12. 1-4

E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Gn 13.8-12

Paz e graça!

Promessas de Deus, como são maravilhosas e féis. Elas jamais falharão, em qualquer circunstância que a vida nos colocar elas serão cumpridas, basta que permaneçamos confiando Naquele que não muda.

Nos textos acima, relatam a chamada de Abrão e um momento decisivo de sua jornada quando teve que se apartar de seu sobrinho Ló, então quero lhe apresentar algumas observações que certamente lhe trarão fé a sua alma.

Quando Deus nos faz uma promessa, Ele também determina as condições necessárias para que essa promessa aconteça a bom tento, essas condições são necessárias para que nós tenhamos o contexto necessário para que os objetivos de Deus sejam concluídos. Porém caso negligenciemos essas premissas Deus permitirá que continuemos assim, porém certamente haverá um momento que aquilo que não fizemos no passado seja cobrado no presente, trazendo-nos dores e consequências.

Quando Deus fez a chamada a Abrão, Ele disse que Abrão deveria “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai”, veja bem, Abrão tinha que DEIXAR sua terra, parentela e a casa de seu pai, porém, Abrão leva seu pai que morre em Harã e seu sobrinho Ló, o qual é tema do segundo texto bíblico exposto acima. O pai de Abrão e Ló não deveriam ter ido com ele, Abrão amargou a morte de seu pai e agora estava em outro momento difícil, pois seu amado sobrinho Ló estava em contenda com ele.

Abrão conhecendo o Deus que se revelara a ele e a promessa feita, assume uma postura de total confiança em Deus, pois diz ao seu sobrinho que o mesmo decida para onde quer ir, que Ló escolhesse para que lado quisesse residir e isso aconteceria. Note que, como Abrão era mais velho era dele o direito de escolha, mas Abrão confiou na promessa e pediu que Ló fosse para onde quisesse. Ló decide ir para as campinas do Jordão as quais eram "parecidas" com um paraíso e Abrão parti para as terras áridas de Canaã.

Ló faz uma escolha tendo como base seu entendimento e desejo e que parecia mais rentável e “segura”, as campinas do Jordão certamente dariam as condições necessárias para seu gado e família, visivelmente era a melhor escolha. Abrão escolhe com base nas promessas de Deus, pois em qualquer lugar que um crente fiel vá Deus pode fazê-lo prosperar. Quando temos uma promessa nossas decisões são com base nelas e ninguém pode intervir contra, pois Deus é aquele que prometeu e Ele não falha.

Para Abrão as terras áridas de Canaã era a melhor escolha, pois lá ele estaria dentro da vontade de Deus, ainda que não tivesse água ou pastagens, porém Deus estaria com ele lá e isso era o suficiente. Ló foi confiando em sua decisão e na aparente prosperidade das campinas do Jordão, porém qualquer lugar, por mais belo e produtivo que seja, se Deus não estiver lá não será bom, pois qualquer bênção sem Deus será realmente bom.

Confie, se Deus te fez promessas não desvie do curso, tome suas decisões com base nesta promessa. Ainda que APARENTEMENTE pareça não ser a melhor decisão, porém se Deus vai estar lá, pode descansar Deus este sem dúvidas é o melhor lugar do mundo.

Fique na paz crendo nas promessas de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas