ESTRUTURA ESPIRITUAL - TEXTO 1

 


"E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar. E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Mc 4.1-9

Uma das estratégias de ensino que O Senhor Jesus usou em seu ministério foi o uso de Parábolas para ilustrar o ensino e poder fazer as devidas aplicações espirituais através do conhecimento que seus ouvintes tinham sobre os detalhes da Parábola contada.

Durante seu ministério O Senhor usou de várias Parábolas como:

-O bom samaritano

-O fariseu e o publicano

-O filho pródigo

-O bom pastor

-Do Joio e do trigo

Em todas elas vemos uma grande relação cultural entre os detalhes da narrativa e seus ouvintes. 

Na Parábola da Semeadura que estamos estudando, vemos claramente que os ouvintes tinham conhecimento do que era uma plantação, uma semeadura, uma semente e a condição de cada solo em que essa semente iria cair, ou seja, O Senhor Jesus sempre ensinou tendo o cuidado que sua audiência pudesse ouvir e entender o ensino, pois O Senhor é Mestre por excelência.

Nesta parábola do capitulo 4 do Evangelho de Marcos, que também é citada por dois outros Escritores, Lucas e Mateus, vemos claramente o efeito que A Palavra de Deus tem em cada tipo coração e como Ela pode ser poderosamente frutífera em um coração que se adeque as condições para o seu desenvolvimento, pois a Semente é excelente, mas para uma boa produtividade ela vai depender também do tipo de solo e do cuidado deste, para que possa germinar com produtividade.

Da mesma forma somos cada um de nós, O Senhor nos chamou para frutificar, produzir para O Reino de Deus e muitos estão sem a devida produtividade, e aqui cabe alguns questionamentos:

Como está nossa estrutura espiritual? Como podemos ter uma estrutura espiritual sadia? Seu crescimento e maturidade estão em dias?

Isso vai depender muito de como a ESTRUTURA da Palavra se desenvolveu em nós, como encaramos a espiritualidade e principalmente se entendemos o propósito de Deus para nós.

Durante alguns dias estaremos postando alguns textos que lhes ajudarão a entender sua estrutura e o que devemos fazer para produzir dentro da estimativa que O Senhor tem para cada um de nós.

Na paz de Cristo;

Pr. Marcos Gama
@prmarcosgama



CLICK AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas