A diferença entre REINO e IMPÉRIO

 "SABE, porém, isto : que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé." II Tm 3.1-8

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. II Tm 4.3,4

Queridos irmãos a cada dia que se aproxima da vinda de Cristo vemos as profecias se cumprindo cabalmente, e por esta razão precisamos estar apercebidos quanto estes acontecimentos para que invés deles nos enfraquecer possa servir de encorajamento para uma vida de santidade e obediência a Cristo.
No texto exposto acima vemos algumas exortações paulinas acerca dos últimos dias e como Timóteo deveria agir contra estas questões. Paulo explica ao jovem pastor quais seriam as características de algumas pessoas, líderes nos últimos dias. Vendo estes textos e observando algumas lideranças da igreja de Cristo hoje me veio o entendimento para esta reflexão.
Paulo afirma que nos últimos dias:
Serão tempos trabalhosos - Veja que o foco de Paulo aqui é a Igreja, ou seja, haveria tempos trabalhosos para a Igreja. Estes tempos trabalhosos ou difíceis é um sinal da vinda de Cristo, mas deveria ser também um alerta quanto a não se deixar levar por eles e assim conservar a fé. Porém o que vemos é que estas dificuldades são exatamente na Igreja com pessoas que no mínimo não são convertidas e o pior lideres não convertidos que não tem como foco o REINO de Deus e sim seus impérios particulares. Paulo lista as características destes:
  1. amantes de si mesmos;
  2.  avarentos;
  3.  presunçosos;
  4.   soberbos;
  5. blasfemos;
  6. desobedientes a pais e mães;
  7.  ingratos;
  8.  profanos;
  9.  Sem afeto natural;
  10.  irreconciliáveis;
  11.  caluniadores;
  12. incontinentes;
  13. cruéis;
  14. sem amor para com os bons;
  15.  Traidores;
  16.  obstinados;
  17. orgulhosos;
  18. mais amigos dos deleites do que amigos de Deus;
  19. Tendo aparência de piedade;
  20.  negando a eficácia dela (piedade).
Essas terríveis características muitas vezes são anunciadas para exortar a igreja, os membros, eu não estou dizendo que não necessitamos, mas a verdade é que muitas das características que Paulo denunciou para Timóteo é um espelho claro das atitudes de muitos lideres cristãos hoje. Pessoas preocupadas com seu dinheiro, sua posição eclesiástica, seus contatos, isto é, eles se preocupam apenas com o sue IMPÉRIO, mas que em nada se preocupam com o REINO de Deus.
Inventam todo tipo de estória para tentar manipular e garantir seu domínio sobre os incautos e continuar com suas práticas é por este motivo que Paulo denúncia a tais pessoas.

No IMPÉRIO o desejo dos homens é o objetivo máximo, no IMPÉRIO a lutas disputas, manipulações e muitas feridas, no IMPÉRIO o foco é a soberba humana.

No REINO de Deus o foco é a glória de nosso Deus, no REINO de Deus há amor, alegria gozo, no REINO de Deus as feridas são curadas e as dores são aliviadas, apesar de haver cajado e vara, porém o efeito destes não é para a morte e sim para consolo. 

Mas ai você pode dizer irmão se é assim o que devemos fazer? Bem em primeiro lugar louvar a Deus pois sua palavra é fiel, ou seja, tudo o que está escrito certamente se cumprirá. Segundo precisamos vigiar para que nós não venhamos fazer parte daqueles que por causas dos prazeres desta vida negociam a sua fé. Terceiro estar apercebidos, pois este é um evidente sinal da volta de Cristo. Paz de Cristo.

Os IMPÉRIOS passarão, mas o REINO de Deus é eterno! 

Na paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas