Tempos de Refrigério



"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,"
At 3.19

Paz do Senhor, é um prazer estar novamente aqui no nosso espaço de crescimento espiritual. Sei que as vezes demoro um pouquinho a publicar novas mensagens, mas só escrevo quando O Senhor coloca um tema em meu coração para compartilhar.

O texto bíblico que abre este post, foi o mesmo que utilizei em minha prédica no último domingo em nosso culto de celebração e passo a explanar um pouco daquilo que expomos no domingo.

Ao fazermos uma divisão simples do texto para uma exposição poderíamos ter os seguintes tópicos:
  1. Arrependei-vos;
  2. Convertei-vos;
  3. Para que sejam apagados os vossos pecados;
  4. E venham assim os tempos de refrigério;
  5. Pela presença do Senhor;
Bem, meditando neste esboço vemos que o evangelho hoje pregado, em muitas igrejas e em muitos espaços midiáticos, dá muita enfase ao tópico 4, ou seja, os "TEMPOS DE REFRIGÉRIO". A ideia central das mensagens é como suprimir a dor humana e trazer a este, os "TEMPOS DE REFRIGÉRIO", condicionam isso a sacrifícios, ofertas, campanhas etc, e nunca fazem uma ligação deste "TEMPO DE REFRIGÉRIO", a necessidade de mudança de vida. Até comentam, mas em sua prédica vemos que os esforços humanos ($$$$$$$$), são o foco de receber este divino benefício.

Todavia ao fazermos uma leitura simples das Sagradas Escrituras, vemos que O Senhor sempre condicionou o homem a viver uma vida de consagração pessoal, isto é, um distanciamento do pecado e uma dedicação completa Ao Senhor. É lógico que O Senhor quer que tenhamos REFRIGÉRIO para nossas almas, mas As Escrituras sempre explicaram qual o motivo da falta ou ausência deste REFRIGÉRIO, ou seja, nossa distância de Deus devido a presença do PECADO em nossos corações.

As nossas vitórias não são garantidas por nossa força, dinheiro, habilidades, experiências, inteligência, contatos pessoais, poder, sabemos que há pessoas que dispõem de todos estes recursos mas são infelizes e vivem uma vida de tristeza e a clara ausência de REFRIGÉRIO para suas almas. A única garantia das nossas VERDADEIRAS VITÓRIAS  é a PRESENÇA DO SENHOR!

O foco real para termos os TEMPOS DE REFRIGÉRIO PELA PRESENÇA DO SENHOR É

ARREPENDIMENTO, não existe alívio sem reconhecimento, não existe perdão sem a percepção de nossa condição. O homem precisa compreender e aceitar que suas ações pecaminosas afastam-no do Senhor Deus, que é o autor da vida, da paz, da felicidade, do amor, da misericórdia ..... Mas ao contrário disso culpamos a Deus por nossas calamidades pessoais, as quais nós mesmos plantamos. O inicio do seu "TEMPO DE REFRIGÉRIO" não começa com a doação de suas finanças, mas com o reconhecimento de sua condição.

CONVERSÃO, é a realidade do arrependimento, quem verdadeiramente se arrependeu mostra isso através de seu comportamento. Sei que isso é um processo, porém também sei que a partir do momento que nossa alma está sob a direção do Senhor, nós mudaremos pois somos impulsionados não por nossos desejos, mas pela vontade do Senhor.

PARA QUE SEJAM APAGADOS OS VOSSOS PECADOS, poderia comentar um pouco acerca da necessidade de termos nossos pecados perdoados através do sacrifício de Cristo, mas há um texto que mostra claramente que a paz ou os "TEMPOS DE REFRIGÉRIO" que queremos vem da fé nesta promessa, "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" Rm 5.1 E a paz com Deus nos concede REFRIGÉRIO.

Quando O Senhor nos deu vida Ef 2.1, através do seu sacrifício vicário, substitutivo, quebrando as algemas do pecado e limpando nossa alma nos garantiu por seu amor nossa paz, ou seja, "OS TEMPOS DE REFRIGÉRIO".


Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Is 53.5

Paz,


Comentários

Unknown disse…
Texto extremamente edificante para a caminhada Cristã.
Paz
Unknown disse…
Vocabulário muito rico.Sábias palavras.
Angela costa disse…
Vocabulário muito rico.Sábias palavras.

Postagens mais visitadas