Sê o exemplo dos fiéis ... Parte 2

Paz e graça!
Seja bem vindo ao blog marcosgamamv.
Hoje estaremos postando a última parte do post "sê exemplo dos fiéis ..." e espero que seja de grande enriquecimento espiritual para as vossas vidas.

"Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (1 Timóteo 4:12).

No Trato – Relacionamentos pessoais é um termo bonito que se referem as nossas ações em relação às outras pessoas. O que vemos hoje também é uma total falta de educação e misericórdia. Saber lidar com as pessoas é um dom, porém pode ser aprendido através de um processo chamado experiência. Deixa ver se te explico melhor, a experiência nos mostra que quando tratamos bem as pessoas também somos bem tratados e embora tratando bem e por ventura sermos mal tratados, quando agimos de forma diferente esta ação se firma como um modelo de respeito ao próximo.

Saber se colocar no lugar do outro, saber se posicional e principalmente respeitar é uma questão de educação, mas precisamente de Deus na vida. Eu não acredito em uma fé que mata, judia e não entende, isso não quer dizer que devemos ser cumplices dos os erros dos outros, mas podemos pelo menos entender a dor de quem caiu e precisa se levantar. A bíblia diz que o que queremos que os outros nos façam, precisamos fazer por eles, este é um outro grande princípio cristão.

No amor – Rm 12.9 diz “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” Falar de amor todos falam, demonstram de sua própria maneira, porém amar de forma que o outro possa ser feliz, amar pensando no outro e não em nós mesmos é que nós podemos definir como sendo um exemplo digno de ser imitado.

Neste tópico não quero comentar muito pois acho que este tema é muito comentado e meu objetivo aqui é mais prático do que teórico, mas quero deixar algo que eu acredito que define muito bem o que quero falar. ICo 13.4-7 diz “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” O que vocês acham? Este texto explica que o maior exemplo de amor é a renúncia.
No Espírito – Ser exemplo no espirito fala de sinceridade, ou seja, são aqueles que não vivem de aparências há um texto bíblico que retrata muito bem está situação, em Isaías 29.13 diz “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;” e em outra passagem o próprio Cristo falou que Deus, O Pai estava a procura de pessoas que fossem sinceros em sua adoração “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Jo 4.23

Ser exemplo de sinceridade mostra que seu espírito não é mentiroso, mostra que a verdade está em seus lábios, mostra que não precisamos usar mascaras, mas sim usamos a verdade em todos os nossos compromissos e ações.

Na fé – Quando falamos de fé podemos está nos referindo a basicamente três coisa, primeiro a fé comum, ou seja, aquela fé que muitos tendem a querer usar como amuleto para suas conquistas boas ou más, por exemplo, tem pessoas que dizem assim, “tenho fé em Deus que eu ei de passar no vestibular” ou ainda “eu tenho fé em Deus que aquela menina dormirá comigo hoje”. Vemos que neste exemplo a fé é usada como um objeto de sorte. O segundo sentido que a palavra fé pode ser usada é a fé como dom do Espírito, ou seja, um dom sobrenatural de fazer grandes proezas de cunho milagroso pelo poder da Fé. E o terceiro e último é a fé como meio de salvação e que em alguns momentos pode também ser comparada aqueles que receberam a mesma fé “irmãos de fé”.

Ser exemplo de fé é ser exemplo de submissão ao Cristo crucificado e seu senhorio sobre todos aqueles que receberam está fé. 

Na pureza – Bem não sei se depois do que escrevi preciso comentar este tópico, mas por via das dúvidas quero dizer que não somos deste mundo e os valores desta era podem sujar nossas vestes espirituais, então ser exemplo na pureza e viver uma vida longe daquilo que pode afastar Deus de mim.

Sê exemplo dos fiéis ...

Qual será a nossa atitude?

Comentários

Postagens mais visitadas