Os três olhares sobre o mundo.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I Jo 2.15

O que significa um olhar, no sentido literal significa ver alguma coisa, porém no sentido mais abrangente olhar significa ponto de vista, ou seja, como vemos o mundo ou como percebemos e interagimos com o conceito de mundo que temos.

Primeiro temos que entender o que a bíblia chama de mundo, pois segundo ela temos no mínimo três definições, como podemos ver a seguir:

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I Jo 2.15
Aqui o mundo está colocado no sentido de sistema pecaminoso, pois Deus não nos pediria para não amar um mundo tão lindo como as plantas e os animais que Ele mesmo fez e disse que é bom.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna
. Jo 3.16
Aqui a palavra mundo está no sentido de pessoas, pois a vida eterna é para os que creem.

DO Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Sl 24.1
E por fim a palavra mundo aqui fala de mundo físico, montanhas, plantas e animais.

Pois bem, ao olhar para o mundo que vivemos nós temos três tipos de olhares.
1 - O mundo no olhar do mundo;
2 - O mundo segundo o olhar do homem;
3 - O mundo segundo o olhar de Deus;

O mundo segundo o olhar do mundo é um mundo liberal e sem limites, onde as leis que o regem são as que aquelas que “o deus deste século” impõe. Onde o que interessa não é o bem estar, mas sim o conseguir e ter, nem que para isso eu tenha que fazer todo o tipo de chantagem e mentiras.

O mundo segundo o olhar do homem é centrado no egocentrismo, onde o que interessa é a sua vontade e desejos, e se você perceber esta situação está em consonância com a vontade do mundo.

Todavia, este mesmo mundo segundo o olhar de Deus é um mundo que precisa de ajuda, que anda as cegas e está próximo de cair em um grande abismo chamado morte eterna. Alguns podem dizer: como um Deus tão bom pode criar algo que nos prejudique e nos faça sofrer? Bem, o sofrimento não está nos planos de Deus, quanto sua vontade, mas quanto castigo, isto é, o homem sofre devido suas próprias ações e Deus ao olhar assim não deseja que morra, mas que este se arrependa.

Não amar o mundo é não ter o comportamento que o mundo e a maioria dos homens têm de uma vida de libertinagem, sem limites e sem leis, onde cada ser humano faz suas leis e decisões. Porque ser livre não é fazer o que quero, mas fazer o que me faz feliz sem prejudicar os outros, e essa VERDADEIRA LIBERDADE somente encontramos em Cristo, pois Deus que olha o mundo com amor deseja isso para nós.

Por isso, não ameis o mundo sistema pecaminoso de inveja, mentiras e libertinagem, mas ame a Deus que proporciona para cada ser uma visão de mundo de igualdade e amor e por fim a vida eterna em Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas