CONSELHOS DE DEUS PAI PARA OS PAIS


Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
 Pv 22.6

Todos nós precisamos de referências para as nossas vidas. Quem nunca se espelhou em um professor, atleta ou mesmo um heroi dos quadrinhos? Quem nunca assistiu a um filme sobre piratas, não brincou com os talheres de mesa como se fosse uma espada e usando o sofá da sala como um grande navio de piratas?

Todos nós temos, de uma forma ou de outra, a necessidade de olhar para um modelo e tentar imitá-lo. Assim acontece com os nossos filhos também, eles precisam de referências para iniciar sua jornada nesta vida tão difícil, e quem mais indicado para apresentar este mundo como os pais, ou melhor, o pai.

Por isso Deus como o Pai, também quer ser nosso referencial, ser a orientação universal para todos os seres humanos e tem os conselhos para que tenhamos uma vida realmente feliz. Então vejamos:

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Essa é uma afirmativa que pode mudar a vida de uma criança e de uma família para sempre, “EDUCA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR;” , este versículo revela os conselhos do Pai eterno para nós, pais de família que necessitam de ajuda para educar e criar nossos filhos em um bom caminho.

1° Conselho – EDUCAR - SEJA UM PROFESSOR 

Educar é instruir, requer processo e relacionamento. Educar não é apenas repassar instruções, mas seguir o caminho junto com seus filhos, é mostrar como faz fazendo. Deus nos ensina a perdoar nos perdoando, Deus nos ensina a amar amando, Deus nos ensina a ajudar, ajudando a todos. Nossos filhos seguiram os modelos que mostramos para eles. Essa história de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço não cola.
Precisamos educar:
·         O carater
·         As emoções
·         As decisões
·         As relações

2º Conselho – A CRIANÇA
Muitos pais deixam para educar seus filhos quando estes fazem alguma coisa errada na pré-adolescência ou mesmo na adolescência, porém durante a fase infantil a criança precisa ser DISCIPLINADA E ORIENTADA corretamente. Não adianta punir o erro, é melhor prevení-lo.
Converse com seus filhos, invsita tempo em seus sonhos e medos, colabore com seus desafios e principalmente ajude a confiar em você. Mostre o quanto você pode ajudá-lo principalmente lhe ouvindo e dando a atenção nececssária. Já diz uma frase  “EDUQUE UMA CRIANÇA E NÃO PRECISARÁ PUNIR O ADULTO”.

3º Conselho – NO CAMINHO – SEJA COMPANHEIRO DE SEU FILHO
Caminho na Bíblia fala de procedimento de vida, isto é, caminho segundo a interpretação bíblica significa o seu modo de vida. EDUCAR A CRIANÇA NO CAMINHO é orientá-la no bom proceder. Mas preste a atenção! Que caminhos você tem andado? Que atitudes você toma em situações de crise ou medo? Como é seu relacionamento com sua esposa, familiares ou amigos? Você haje com violência ou é educado? Você respeita e ensina a respeitar? Que caminho você estará trilhando com seus filhos? Este caminho pode definir como seu filho será no futuro. Seus filhos poderão ser uma

cópia sua, nós temos muito mais de nossos pais em nós do que pensamos.


4º - Conselho – EM QUE DEVE ANDAR
Não é todo o caminho que nossos filhos podem andar, diz a Bíblia um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Pv 14.12. Precisamos de um caminho que nos garanta segurança e vida, este é o próprio Jesus, Ele disse “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por MIM.” Jo 14.6. Mostre para seus filhos um caminho seguro e verdadeiro, justo e confortador. Por onde você está andando? Que caminhos você está trilando? Este modo de andar seu poderá ser o do seu filho ou filha. Mostre como andar de forma digna em uma sociedade que necessita de menos violência e desamor. Precisamos de pais que mostrem que o diálogo e a paz em Deus é o único caminho para uma vida feliz.

5º - Conselho – E ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARÁ DELE.
Que herança você deixará para seus filhos? Muitos se preocupam com o dinheiro ou terras que deixará para seus filhos, mas e a herança moral? O bom testemunho? Quando seu filho estiver com a sua idade, quais serão as referências que ele usará para educar os filhos dele? Será que hoje não é dia de investir em algo melhor do que dinheiro para o futuro de seus filhos?

Deixe uma herança de amor, respeito, sinceridade, dignidade, bom senso, serenidade, liderança, verdade e acima de tudo TEMOR A DEUS.

Conclusão
Neste dia dos pais guarde os conselhos da Palavra de Deus para você e para seus filhos e tenho certeza que em um futuro próximo você colherá muitos frutos bons.

Paz,




 

Comentários

Postagens mais visitadas