segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A diferença entre inteligência e sabedoria.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tg 1.5

Hoje em uma conversa com um senhor, me deparei com um questionamento que me fez após lhe dizer que ele orasse não pedindo inteligência, mas que ele pedisse sabedoria a Deus. Assim ele me fez a seguinte pergunta: QUAL A DIFERÊNÇA ENTRE INTELIGÊNCIA E SABEDORIA? Então neste post estarei argumentando mais detalhadamente a resposta que de forma mais resumida respondi ao que me questionou.

Qual a diferença entre inteligência e sabedoria? Fui em busca de definições na tentativa de compreender mais sobre a questão, então fiz uma pesquisa simples em um dicionário online para ter a definição conceitual comum e achei o seguinte:

Inteligência – sf 1 - Faculdade de entender ou conhecer. 2 - Pessoa muito inteligente. 3 – Atividade secreta de espionagem e de informação.


Sabedoria – sf 1 – Qualidade de sabedor; erudição; grande soma de conhecimentos. 2 – Experiência da vida; prudência; juízo.

Essas definições me levaram a refletir sobre a vida cristã e como a inteligência e a sabedoria se relacionam, assim meditando cheguei a algumas conclusões.

Entendo que a inteligência é a faculdade de raciocinar que nos faz diferentes dos animais, eles tem seus instintos, nós temos a razão, o pensar, o questionar e tomar decisões. Assim, em minha resposta eu argumentei que Deus dá a inteligência a todos os homens, não interessa aonde este homem nasce, ele é totalmente diferente dos animais.  Entretanto, qualquer animal por mais ESPERTO que seja, nunca será IGUAL a um homem. Os nossos "instintos" são ou deveriam ser direcionados pela nossa razão, todavia quando um homem se deixa levar por eles, acaba tomando atitudes que o tornam um animal. 

Por outro lado, vejo que a sabedoria é um dom que orienta nossa inteligência a tomar as decisões corretas e prudentes. Que nos conduz a uma vida mais sadia e feliz, como diz A Palavra de Deus "Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, O bom siso te guardará e a inteligência te conservará; Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;" Pv 2.10-12

Dai entendo que é importante pedir a Deus sabedoria e não inteligência como Tiago orienta no texto  tema deste post, pois a inteligência já nasce conosco e a sabedoria é adquirida. 

Mais vem a questão, onde achar a sabedoria? E interessante que As Escrituras também fazem esta mesma pergunta "Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento?" Jó 28.12 e nada melhor do que As Escrituras para responder a mesma "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que praticam. O seu louvor permanece para sempre." Sl 111.10

Observando As Escrituras vi que há uma sabedoria terrena e uma sabedoria celestial, uma divina e outra diabólica, uma que constrói e uma outra que nos aniquila.

Concluo que o mundo vive sem a verdadeira sabedoria que é o temor a Deus, e é necessário para o bem do próprio homem que este busque em Deus a verdadeira sabedoria do céu, para isso Tiago em sua epístola nos ensina a diferença entre a sabedoria do mundo e a sabedoria do céu.

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz". Tg 3.13-18

Bem, então deixemos a sabedoria do mundo com seus instintos malignos e peçamos a Deus sabedoria do alto a cada dia, e assim teremos nossa alma em paz.

Na paz que excede do o entendimento, amém!


Nenhum comentário: