Freedom - As prisões do passado não definem você - SEJA LIVRE.

E disseram a Jefté: Vem  e sê nosso chefe, para que combatamos contra os filhos de Amom. Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, vindes a mim, agora, que estais em aperto? Jz 11.6-7
Paz e graça.

Estamos terminando mais um ano e em contagem regressiva para um novo, mas como será este novo ano? Como vamos encarar os desafios, as dificuldades e "A CRISE"? Bem, o problema não é o problema e sim como encaramos os problemas, ou melhor, NÃO DEIXE OS PROBLEMAS DEFINIREM VOCÊ.

Então vamos a última postagem deste ano, e espero que O Espírito Santo lhe abençoe poderosamente e lhe prepare para um ano de vitória.

Alguém já ouviu a frase, ”Tudo bem, EU sou assim mesmo.”!

Acredito que sim. Mas geralmente quando ouvimos alguém dizer isso é na tentativa de explicar o porquê de não conseguir fazer ou ser algo. É uma forma de trazer a alma um lenitivo de incapacidade ou mesmo de conformismo com sua zona de conforto. Não quero generalizar, há casos e casos, mas na grande maioria o que acontece é o medo de tentar mudar ou mesmo o conformismo de não querer lutar.

Outra coisa que a expressão em destaque traz escondida em seu íntimo. Na maioria das vezes essas acomodações e falta de ousadia para mudança é decorrente de situações traumáticas do passado ocorridas em meio dos familiares amigos, escola, trabalho, vizinhança e até mesmo no seio das comunidades religiosas que fazemos parte. Essas situações nos castram e inibem muito do que realmente somos. Vemos bem isso, por exemplo: há uma menininha muito alegre, disposta, cheia de vida e com muitos sonhos, porém passa por uma situação de estupro ou mesmo bulling e partir de então deixa de vivenciar sua alegria e prazer de viver, levando isso por toda a sua vida. Ou mesmo um grande profissional, cheio de garra de sonhos e que adora desafios e novas conquistas que não treme diante das perdas e que sempre consegue vencer, mas perde o emprego, não consegue mais o mesmo tipo de trabalho deixando-se levar pelas circunstâncias acabando sem vida.

Bem, são muitas as histórias que poderíamos expor aqui como exemplo do que os traumas do passado fazem com muitas pessoas limitando e às vezes matando quem realmente as pessoas são assim é mais fácil recorrer ao comodismo ou mesmo às frustrações.

Mas quero lhe dizer uma coisa: VOCÊ NÃO É ISSO QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO. LIVRE-SE DE SI MESMO!

No texto bíblico acima temos a história de Jefté, um morador de Gileade. Filho de Gileade com uma prostituta, foi expulso de casa por seus irmão e pelos anciãos da cidade. Jefté foi morar em Tobe uma cidadezinha ao norte de Gileade. Sem ninguém ele se alia a homens de baixa reputação, que tinham a mesma história. Esse grupo de homens continuou sua vida com o que tinham, não deixando que as circunstâncias do passado definissem que eles eram. Apesar de muitos os intitularem como vadios devido sua origem, isso não determinou suas ações.

O capitulo 11 de Juizes fala que o povo de Gileade estava enfrentando um grande problema bélico. Os moradores do país de Amom estavam em guerra contra Gileade e o povo temeroso do que poderia acontecer, pois vinha contra eles uma grande horda de amonitas. Os anciãos de Gileade tiveram uma ideias, VAMOS BUSCAR JEFTÉ!

Isso mesmo, JEFTÉ o filho da prostituta, o filho bastardo, o que foi ultrajado, o que foi expulso e humilhado por seus irmãos e pelos líderes do povo de Gileade. Não sei o que viram ou notaram em Gileade para irem atrás dele e de seus confederados, mas sei que a proposta que fizeram a Jefté deixa-nos várias indagações, pois disseram a ele  "VEM E SÊ NOSSO CHEFE"!

SÊ NOSSO CHEFE?! COMO?

O texto bíblico não explicita quais qualidades o povo viu em Jefté, mas certamente as mágoas e frustrações do passado foram apagadas e Jefté foi reconhecido não como o filho bastardo, mas como o líder e guerreiro.
VOCÊ NÃO É ISSO QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO!

As tuas perdas e frustrações não podem definir quem você é. Não permita que o mundo e as pessoas apaguem o que Deus fez, LIVRE-SE DE SI MESMO!

Volte a sorrir, volte a sonhar, você é um guerreiro e não um bastardo, você é um líder e não um abandonado. Não se conforme as drogas não definem quem você é. As quedas, os vícios, as perdas, as humilhações e ou mesmo a religião sem vida.

VOCÊ É TUDO AQUILO QUE O SENHOR FEZ E O QUE ELE AINDA VAI FAZER.

Comentários

Maria disse…
Gostei do "livre-se de si mesmo e vc é tudo aquilo q o Senhor fez e o q ele ainda vai fazer.Algumas citações descreve quem eu sou.Deus lhe abençoe meu pastor.

Postagens mais visitadas