EU SOU JACÓ – PRODUZINDO NOSSOS INIMIGOS



“Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo; Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então matarei a Jacó, meu irmão.” Gn 27.41

Paz do Senhor a todos, espero que estejam gostando das postagens sobre a vida do patriarca Jacó. Vamos continuar estudando e aprendendo com este homem de Deus?

DEIXE UM COMENTÁRIO SE VOCÊ GOSTOU OU NÃO, CONCORDOU OU NÃO? OK?

“...nem sempre aqueles que estão perto de nós cantarão nossas vitórias.” Marcos Gama

Nossas ações geralmente produzem reações, ou sendo Escriturístico, “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gl 6.7, e com Jacó isso não sería diferente ainda que seja uma história do Antigo Testamento o princípio divino não tem prazo de validade.

Jacó havia plantado engano no seio familiar, seu pai e irmão foram ludibriados por ele e agora Esaú alimentava intenções vingativas para com seu irmão. Esaú perdera a benção patriarcal tão importante para aquela cultura. Jacó promovera a Esaú uma angustia descomunal, Esaú pagou caro por sua negligência com os bens espirituais. O engano, a perda da benção estava gerando em seu coração um desejo profundo pela morte do irmão, que só estava sendo retardado por conta do velho pai, mas com a morte dele e após o período de luto, certamente o próximo a morrer seria Jacó.

Rebeca a autora da trama, sendo informada das intenções de Esaú, seu filho, chama a Jacó e lhe avisa dos planos do mesmo, orientando a Jacó que deixe seu seio familiar e fuja para a casa dos seus familiares em Harã. Rebeca novamente usa de engano para pedir que Isaque deixe Jacó ir para casa de seus familiares, alegando que Jacó não case com as mulheres Cananeias como Esaú fez, chegando ao ponto de afirmar que não adiantaria viver se isso viesse a acontecer.

Como as Escrituras bem nos orientam “Um abismo chama outro abismo...” Sl 42.7, as coisas só vão piorando para Jacó e suas escolhas. Jacó agora terá que deixar sua terra, seus parentes e sua história de vida para tentar salvar sua vida dos frutos de suas plantações. Quando situações como essas advêm as nossas famílias tendemos a reclamar e muitas vezes até a murmurar contra O Senhor, porém como as Escrituras fielmente nos exortam “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lm 3.39

Jacó estava agora colhendo muitos frutos amargos de suas decisões, perdas e mágoas estavam sendo deixadas para trás. Como um depósito sentimental de longo e maléfico prazo, um novo e indeciso horizonte se revelava em sua frente, um inimigo feroz e perigoso se levantava produzido por ele mesmo. Certamente podemos entender que nossas bênçãos podem ser para outras derrotas, nem sempre aqueles que estão perto de nós cantarão nossas vitórias.

O pragmatismo não combina com o cristianismo, pois os fins nunca justificarão os meios, O Senhor que promete as bênçãos, é o mesmo que providencia os meios para que elas cheguem a nós. A exemplo disso, quando Davi estava sendo perseguido por Saul e por duas vezes, Saul ficou a mercê de Davi, os homens disseram a ele que O Senhor estava entregando Saul em suas mãos e Davi disse “... Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente? Disse mais Davi: Vive o Senhor que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. O Senhor me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos.” I Sm 26.9-11

Dentro de uma situação como essa parecia impossível termos um final condizente com o prometido pelo Senhor. Inimigos, mágoas, enganos, perdas, fugas e muitas dores emocionais e familiares fazem de Jacó uma improbabilidade espiritual, porém é bom lembrar que O Senhor é aqueles que até do caos tem domínio. Mas tenhamos cuidado com nossas ações, pois elas podem criar inimigos de onde não esperamos.

Na paz do Mestre Jesus, amém!





  


ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!





Comentários

Postagens mais visitadas