OS DESAFIOS DA IGREJA MODERNA -SEXTA PARTE


E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

At 3.7,8



Paz do Senhor a todos nossos leitores, que O Senhor continue lhes abençoando em Cristo Jesus. E como está a leitura dos artigos sobre "OS DESAFIOS DA IGREJA MODERNA"? Está sendo proveitoso, enriquecedor, e um poco DESAFIADOR?

Bem, quero confessar que para mim também, pois muitas vezes a "espada" corta o que esta usando ela também, mas isso é bom porquê também faço parte da IGREJA MODERNA.

Trago hoje o penúltimo artigo deste tema. Quero concluir o pensamento sobre o artigo anterior, quando frisei a importância da Igreja não perder o PODER TRANSFORMADOR DE CRISTO que a Igreja tem. O poder de mandar o coxo andar, de dar ordem em nome de Jesus e ver os coxos deste mundo levantarem, terem suas vidas mudadas, suas identidades de volta. O poder para os coxos andarem só Cristo tem, ninguém neste mundo poder fazer isso.

ENSINADO A ANDAR A QUEM NUNCA ANDOU

Mas e o pós "LEVANTA"? Como ficam aqueles que foram levantados, mas nunca haviam entrado no "Templo" com as próprias pernas? No texto bíblico que inicia este artigo vemos um outro grande desafio da igreja. O Texto diz o seguinte "E, tomando-o pela mão direita, o levantou...". Os coxos precisam de ajuda para aprenderem a ANDAR! Os coxos precisam de alguém que possam lhes ensinar o caminhar cristão, o viver sobre o domínio de Cristo, o servir, o adorar e o viver cotidiano de quem foi colocado sobre os próprios pés.

Aqueles que nunca vivenciaram o viver transformador de Cristo, e passaram agora a experimentar, ou seja, ficaram de pé, não sabem como agir, como se comportar, eles sempre "estiveram prostrados" e agora precisam de uma mão ajudadora e esta somente a igreja pode oferecer. Um andar de amor, de respeito, ético e principalmente espiritual.

QUANDO TERMINA ESSA AJUDA?

Os processos espirituais não tem tempo definido, para cada um de nós estes processos tem sua durabilidade segundo nossa relação com O Senhor Espírito Santo, mas o texto nos dá algumas informações que podem nos orientar quanto a isso, o texto diz assim " e logo os seus pés e artelhos se firmaram.", assim entendemos que existe um tempo para que estes pés se firmem, e existem uma firmeza que precisa ser adquirida e principalmente uma estrutura a ser ajustada.

Uma estrutura a ser ajustada, ou seja, pés e artelhos precisam ganhar e fortalecer suas estruturas, que aliás, foram feitas para andar, correr, pular e vivenciar experiências, porém estavam atrofiados, porém O Senhor deu ordem para que voltassem a ativa. Essa será estrutura que devolverá sua história.

Aquisição de firmeza, quero dizer que a musculatura destes pés e artelhos promoverão força, projetos e realizações. Não dependeremos mais de muletas e "ajudas" que mais nos mantinham em nossas vidas de miséria e sofrimento.

O tempo desta firmeza. Deus é O Senhor dos tempos sobre nós, e tenho certeza que para cada um chegará este tempo. O Tempo do crescimento, tempo do desenvolvimento, tempo de construção, tempo de avançar!

QUANDO AS HISTÓRIAS SÃO TRANSFORMADAS

"E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;"

Aquele coxo sem nome que MENDIGAVA na entrada do Templo, em frente da porta chamada de FORMOSA que diuturnamente, sem nenhuma esperança de mudança. Quer ficava a espera de receber ALGO de ALGUÉM, porém os que lhe "ajudavam" na verdade mantinham-o em seu estado de mendigo. Todavia, O Senhor entrou na vida deste coxo desconhecido através da ação da igreja, por Pedro e João. 

Aquele coxo talvez nunca entrou no Templo, e caso tenha entrado, nunca o tinha feito com as próprias pernas, porém agora, depois que Cristo lhe deu condições de andar, ele pela primeira vez entra no Templo andando, não somente isso, mas saltando e o melhor de tudo LOUVANDO A DEUS!!!!!! Este é o poder transformador da igreja, ou seja, ver os homens viverem suas histórias através do poder de Deus!

O MAIOR TESTEMUNHO DA IGREJA

O maior testemunho é ver a igreja como agência transformadora de vidas. Não podemos deixar este princípio de lado, Deus nos deu O Espírito Santo para que através da igreja o poder de Deus possa ser visto pelos homens como Nosso Senhor afirmou em seu poderoso Sermão do Monte.

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mt 5.13-16

Shalom;

Pr. Marcos Gama


Comentários

Postagens mais visitadas