POLITICA! UM GRANDE DESAFIO PARA O CRISTIANISMO



“Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
1 Pedro 2:17

Paz e graça a todos os nossos leitores, que Deus lhes abençoe poderosamente em Cristo Jesus. Neste ano teremos mais um embate eleitoral, e muitos "cristãos" já estão arredios com as possibilidades de "servir" a Deus em frentes governamentais, assim, O Senhor colocou em meu coração publicar algumas postagens sobre o assunto e espero que elas possam nos ajudar não a escolher o melhor candidato, mas a fazer com que O reino de Deus cresça de forma verdadeira.

Então vamos ao post de hoje.

Já afirmou um celebre pastor brasileiro “a igreja brasileira está com dificuldades em fazer política, ela está com dificuldades em fazer tudo!”, e essa é uma grande verdade.

A igreja de Cristo tem a missão primordial de GLORIFICAR A DEUS, e ela faz isso através de várias ações como o adorar, servir, evangelizar, discipular, fortalecer a fé dos irmãos, servir aos necessitados etc. Todas essas ações devem expressar o amor e a bondade de Deus em todos os seus aspectos, inclusive na boa gestão dos recursos humanos para que tenhamos uma qualidade de vida descente.

A igreja como LUZ DO MUNDO precisa se apresentar a este mundo como um norte, uma direção, um ponto referencial. Todavia essa referência não pode ser meramente ideológica e humanista, mas direcionadora para a efetivação dos valores do Reino de Deus nesta terra como O Senhor Jesus assim nos ensinou na conhecida oração do Pai Nosso “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” (Mateus 6:10), isto é, que o governo de Deus (tua vontade) seja executado para o bem de TODO O SER HUMANO.

Mas como aconteceria este governo de Deus? Quem seriam estes governantes? Que tipo administrativo seria usado?

Sempre O Senhor interagiu com os homens dentro de suas condições e realidades, usando dos recursos humanos para, através deles, manifestar sua vontade e governá-los com seus princípios eterno, esta ação era conhecida no Antigo Testamento como Teocracia, ou  como é conhecido o governo de Deus. No Antigo Testamento O Senhor revelou seus decretos eternos, levantou líderes e lhe ordenou suas ações, estes líderes deveriam viver sob a direção do Senhor, coisa que não aconteceu a contento.

Mas como aconteceria hoje? Bem, O Senhor governa nações usando pessoas que ele governa. Isso mesmo, as Leis do Senhor cravadas em um coração temente e obediente reflete suas ações e preceitos nos corações que estão sob seu governo, assim podemos vivenciar o bom governo do Senhor em nossas vidas.

O problema disso é que temos falta de homens de Deus, TEMENTES E OBEDIÊNTES A DEUS!

Como citei acima a frase de um ilustre pregador e pastor nacional “a igreja está com dificuldades em fazer tudo...” Não temos tido eficácia na evangelização, ou seja as pessoas vem a igreja atrás de uma benção e não atrás de Cristo para mudar suas vidas, logo não temos cristãos, mas pessoas que “DETERMINAM” suas vitórias pessoais e egoístas. Temos dificuldade de discipular pessoas, não ensinamos elas a se tornarem discípulos de Cristo, e sim membros de uma denominação, alienados por seu líder e engessados em suas normas, cativando seus haveres e mentendo-os como clientes bem satisfeitos.

Temos tido dificuldade em fazer líderes, pois se não há conversão genuína, discipulado verdadeiro e crescimento qualitativo fundamentado nas Escrituras não teremos um HOMEM DE DEUS, mas um ímpio transvestido com uma roupagem religiosa, vivendo preceitos humanos, quando não demoníacos( I Tm 4.1-5). Como essas pessoas que nem cristãos são podem nos representar em alguma instituição legislativa, judiciária e legislativa como sendo representantes da fé? Como podem representar aquilo que não acreditam, nem vivem?

Não sou contra o cristão estar envolvido na política, pelo contrário, como cidadão do céu, vivo os preceitos eternos e como cidadão da terra me submeto as leis que regem nossa nação.

Estou falando da incapacidade que o meio evangélico tem para se posicionar sobre estes assuntos. Acredito sim que um VERDADEIRO HOMEM DE DEUS  pode ajudar nossa nação, acredito sim que o servo de Cristo pode promover o bem estar e a justiça social igualitária e não particularizada.

Acredito sim que Deus pode levantar homens COMO José, Samuel e o próprio Daniel como muitos citam que eram pessoas que exerceram seus ministérios no governo, mas ELES ERAM HOMENS DE DEUS!!!! Viviam não apenas suas circunstancias, mas viviam POR Deus e PARA  Deus, não ensejando seus próprios interesses e foi o próprio Deus quem os colocara lá.

Acredito que precisamos de mais SERVOS DE DEUS na política sim, mas não com suas vidas longe do Senhor. Desejo e oro para que O Senhor que levanta líderes e os abate possa ter misericórdia de nossa nação e nos agraciar com homens e mulheres de Deus que vivam para sua glória e louvor.

Na paz de Cristo Jesus!

Pr. Marcos Gama



Comentários

Postagens mais visitadas