ATITUDES EM TEMPOS DE ESCASSEZ - PRIMEIRA PARTE


"Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas." Jz 6.11


Geralmente quando o homem sofre perdas e humilhações ele tende a querer desistir e entregar os pontos, pois certamente é muito difícil mantermos o ânimo quando todos os nossos esforços são roubados ou destruídos, deixando-nos em situação precária e em escassez.


No Livro de Juízes encontramos uma história que muito pode nos ensinar sobre o que fazer em momentos assim. O texto fala que devido a desobediência do povo de Deus, O Senhor permite que os Midianitas invadam Israel e roube seus recursos de subsistência, deixando eles desprovidos de seus recursos mais básicos. Esses midianitas, roubavam suas colheitas, seus gados e todos os demais recursos que encontrassem, deixando o povo em calamidade.


Com este cenário seria natural que as pessoas desistirem de plantar, criar seu gado e tentar continuar a vida, pois o texto de Juízes capítulo 6 diz que sempre eles estavam sendo roubados e humilhados por estes Midianitas.


Não deixando a situação nos abater


Todavia, o mesmo texto de Juízes, fala de um homem de família simples, que não permitiu que as circunstâncias o impedissem de continuar lutando por sua vida e família. Este homem conhecido por Gideão, estava malhando trigo no lagar, e aqui cabem três observações sobre essa atitude:_


Primeiro, ele teve coragem de plantar em um período de escassez e dificuldades, quando os demais estavam desistindo de seus empreendimentos, pois como ele estaria malhando TRIGO se não tivesse TRIGO para malhar?


Segundo, ele teve ousadia de plantar sabendo que poderia perder tudo, porém ousadamente INVESTIU em sua história em meio a escassez, ele correu riscos e continuou investindo em sua vida e história.


Terceiro, ele foi perseverante, pois certamente como os demais homens de sua cidade haviam tido perdas, porém essas perdas não tiraram seu desejo de produzir de crescer.


Agir com o que temos em mãos


Perceba que este homem apesar de suas perdas e do mesmo histórico dos demais está fazendo algo por sua vida, ele não está apenas se lamentando sobre as circunstâncias, mas está fazendo o que pode ser feito, dentro das condições que estão disponíveis.


Fazendo o diferencial em meio a escassez


Gideão mudou protocolos em meio a escassez, pois o lagar é um lugar para moer as uvas, e delas extrair o suco, porém Gideão de forma empreendedora teve a ideia mudar alguns padrões para despistar o inimigo e continuar produzindo, ele levou o Trigo para malhar no lagar, e certamente o inimigo teria dificuldades de imaginar uma mudanças dessas.


Será que não é hora de mudanças? Será que não é hora de quebrar protocolos sem quebrar princípios? Será que essa escassez não serve para desenvolver em você, ou em nós um espírito empreendedor e mudar não apenas este momento de dificuldade, mas mudar a história de nossa família, cidade e país?


Acredito que muitos como Gideão, não estão satisfeitos com sua situação, porém a grande maioria ficam apenas a reclamar e lamentar, sempre enaltecendo as dificuldades em vez de pedir Ao Senhor que lhes dê a coragem, ousadia e perseverança de Gideão, e pedir para que em meio aos nossos momentos de escassez, O Senhor nos conceda estratégias de vitória.


Se o Senhor lhe abençoou com este texto, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.


Na paz de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Pr. Marcos Gama





Comentários

Postagens mais visitadas