Plantando novas sementes para um nova sociedade

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gl 6.7

Paz e graça a todos os leitores visitantes do blog marcosgamamv, para nós é um grande prazer tê-lo por aqui.

Recentemente estive palestrando para as famílias no Projeto Educar com Amor, da secretaria de educação de Beberibe e tenho falado insistentemente acerca da regra da semeadura que um princípio universal para todos os seres humanos.

Minha palestra se resume na resposta de basicamente duas perguntas:

1 - Como está a sociedade hoje?
2 - Como fazer para mudar essa realidade?

Não querendo ser simplório/fatalista, mas a resposta para primeira pergunta é visto sempre nos telejornais e nos sites da vida, ou seja, a sociedade está se degradando paulatinamente.

A sociedade que temos hoje é reflexo daquilo que foi plantado anteriormente.

Quando a sociedade começou a plantar o liberalismo, relativismo pós-modermo onde tudo é permitido, onde os marcos sociais de direito e respeito foram removidos e implantados pensamentos de uma liberdade louca e sem medida, a consequência hoje é uma sociedade que não tem medo de ninguém, onde o valor a vida humana e aferido pelo seu dinheiro.

Foram retirados do meio da sociedade o respeito, a verdade, a dignidade e principalmente o temor a Deus. Nas nossas escolas esquecemos de muitos temas sobre direitos e deveres e deixamos de lado a consideração com os professores, tudo isso esta sendo refletido hoje em tantas notícias terríveis.

Como mudar este cenário?

Plantando novas sementes para o amanhã!

Mas quais sementes?

A primeira delas é o amor, a família precisa amar a família, porém para podermos amar precisamos desfrutar de um amor singular que alimenta nosso amor. Esse amor singular é o amor de Deus. Quando a família ama a Deus, há amor entre os pais e os filhos. Amar significa tratar o outro com amor, compreender suas necessidade, ser solidário em suas dificuldades e principalmente companheiro de todas as horas. Trocando em miúdos:

O pai deve tratar sua esposa com carinho, pois seu filho fará o mesmo com sua nora.
A mãe deve saber tratar o marido, pois sua filha fará o mesmo com seu genro.
O pai deve estar sempre perto de seus filhos compartilhando de suas vidas, pois os mesmos farão com seus netos.

A partir da semente do amor, devem ser plantadas também o respeito, a amizade, a segurança, o trabalho e principalmente o TEMOR A DEUS.

A sociedade muda quando os homens, ou melhor, as famílias mudam

Paz.

Comentários

Postagens mais visitadas