O que é ser discípulo de Cristo?




"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;"
  Jo 8.36



O que é ser discípulo de Cristo?

A verdade é que com tantas igrejas, denominações e doutrinas tão adversas o termo discípulo perdeu sua real conotação. As atitudes de muitos não parece adequá-lo as características que o termo dita.
Vejamos o que é ser um discípulo e depois veremos o que é ser um discípulo de Cristo. 

Segundo o site Wikipedia tráz o seguinte significado para a palavra discípulo: Discípulo é aquele que segue você, tem que ser legal em suas ideias, atitudes, posições ideológicas e determinações existenciais. Resumindo discípulo é aquele faz tudo o que seu mestre quer e crer em tudo o que ele diz e tem o desejo de ser igual ao seu mestre. (Retirado dia 28.05.2014, as 11:33)

Já o dicionário Michaelis Online diz: sm (lat discipulu) 1 Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno. 2 Sectário que professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto: Um discípulo da verdade. D. amado: S. João Evangelista. Discípulos do Evangelho: aqueles que pregavam e propagavam a doutrina.

Vemos então que discípulo é aquele que segue alguém, ou a doutrina de alguém, isto é, ele tem um modelo e o alvo é chegar a ser como seu mestre. Assim entendemos que SE alguém diz ser discípulo de alguém, MAS não segue o modelo, este não pode ser verdadeiramente um DISCÍPULO.

Então, a partir deste entendimento passamos a fazer uma análise do texto de Jo 8.36.

Jesus fala com os Judeus que haviam crido Nele, isto é, Jesus direciona o discurso para os Judeus que creram. Um Judeu é uma pessoa que é descendente de Abraão e que segue a Lei de Moisés, sendo assim, um Judeu é um DISCÍPULO de Moisés. Porém nesta passagem havia Judeus que estavam, ou pelo menos, haviam crido nos ensino de Cristo e agora Jesus assevera a eles que “se vos permanecer em minha palavra...”, Para ser um discípulo de Cristo precisa crer em seus ensinos e PERMANECER neles, pois somente assim, disse Jesus “verdadeiramente sereis meus discípulos”.

Não há verdadeiro discípulo sem crer e permanecer, não pode haver um discípulo que não viva uma fé direcionada e que está fé não seja passageira, e sim, permanente. Todavia não é o que vemos hoje nas pessoas que dizem ser DISCÍPULAS de Cristo. Pois sua ações divergem de suas palavras, seus atos divergem de sua piedade.

Será que Jesus não está despertando seu coração através deste post? Será que não é hora de viver uma nova dimensão de fé e obediência.

Quer ser um discípulo verdadeiro de Cristo? Então creia Nele e permaneça em sua doutrina.

Na paz do Mestre .


Comentários

Postagens mais visitadas