Série Crescimento Espiritual - Andai no Espírito

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne." Gl 5.16

Paz do Senhor a todos os nossos visitantes, que O Senhor continue lhe abençoando em Cristo Jesus nosso Salvador.

Hoje estaremos tratando de um tema bastante conhecido, porém pouco entendido que é o ANDAR NO ESPÍRITO. Parece um tema "batido", mas é incrível as visíveis incongruências entre o saber e o viver, ou pior, não saber como viver o que se sabe.

O que vemos é uma falta de entendimento do que é espiritualidade, pois este é o que Paulo está discorrendo, e as práticas religiosas congregacionais, as quais chamamos de espiritualidade. Pensando assim, acabamos concordando com uma parte da teologia católica que define igreja como sendo sua denominação. Espiritualidade é diferente de religiosidade, não é mero congregacionalismo e sim um ANDAR, um VIVER, um DESENVOLVER da vida Espiritual que não se restringe as as paredes denominacionais religiosas.

Paulo neste texto ressalta o embate entre duas situações em que nosso espírito está a mercê, que é o VIVER SEGUNDO A CARNE e o ANDAR NO ESPÍRITO. No texto citado na abertura deste post, Paulo orienta-nos que não satisfaçamos as "concupiscências" da carne, isto é, os desejos oriundos de nossa natureza humana tendenciosa ao erro, as quais ele chama de "AS OBRAS DA CARNE". Paulo pontua as tais obras e denúncia que as mesmas são conhecidas por todos, o que na verdade o é. A exemplo disso ele cita: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções e facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas.

A contra ponto disso, Paulo explica-nos que o ANDAR EM ESPÍRITO promoverá também o brotar de virtudes oriundas não da NATUREZA CARNAL HUMANA, mas do ESPÍRITO, estas são as evidências que estamos ANDANDO não segundo a carne, e sim segundo o Espírito.

Este NADAR é diário. O FRUTO deste andar será evidenciado nas relações familiares, interpessoais, profissionais, escolares, acadêmicas e religiosas, ou seja, em todas as áreas de nossas vidas estas virtudes do Espírito serão vistas, assim como, uma árvore evidencia seu fruto. O fruto é uma produção da seiva existente dentro da árvore, que em seus galhos criam flores e logo em seguida, se tudo correr bem e não houver intervenções do meio aparecerá o fruto.

O ANDAR EM ESPÍRITO vai depender de que tipo de seiva (Espírito) rege sua vida. AS  OBRAS DA CARNE satisfazem as "concupiscências" humanas e geram ações que trarão dores e muita angustia e por fim nos afastarão do Senhor levando nos a MORTE ETERNA. Mas O ANDAR EM ESPÍRITO encherá nossas vidas não de "concupiscências" humanas, mas de viver para Deus e este ANDAR produzirá FRUTO que nos alimentarão e fortalecerão nossas relações com o nosso próximo e principalmente com Deus.

Então, ANDAI NO ESPÍRITO.

Paz



Comentários

Postagens mais visitadas