JESUS É O SEU NATAL!

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” “E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 1.26-31; 2.4-7,11

Paz e graça! Desculpem pela demora em postar mais posts, mas como já falei, as postagens são feitas a partir do que O Senhor me dá, e hoje quero compartilhar um dos primeiros textos que O Senhor me deu, antes mesmo de ter este blog. Espero que este texto um pouco confuso até, traga crescimento para você. Este texto tem quase 15 anos que foi escrito.

Natal, a festa cristã mais esperada por todos,  época dos presentes, da ceia com aquele peru bem assado, visitar e ser visitado. Também é o período que mais acontece as “campanhas” de auxilio aos necessitados. Na TV exibe filmes graciosos, com temas apelativos ao amor, piedade e bondade, sem falar das programações de final de ano costumeiras, cada emissora tentando ultrapassar a outra, ou seja, o trivial natalino anual. Mas queria fazer uma pergunta aos leitores, o que é o natal, ou mesmo o que significa o natal para a cristandade?

Tendo por base o texto bíblico deste post, quero externar o verdadeiro sentido natalino, sem me deter nas “teorias” do falso natal, da data incerta do nascimento ou mesmo da data ser oriunda da cultura pagã.
A importância desta festa não está nos presentes, e quero dizer que é sempre bom receber presentes e ver o rosto de alegria de quem recebe, não está nas campanhas, que, aliás, são importantes e necessárias. O significado do Natal é individual, pois trata do que Jesus representa e a necessidade de sua missão aqui na terra.

Nos dias do nascimento de Jesus, existia uma profecia contida no livro de Isaías que anunciava o seguinte: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Is 7.14, profecia esta que expressa à vontade de Deus em visitar seu povo e dar livramento a Israel. O nome “EMANUEL”, que significa Deus conosco, revelava que Deus estaria no governando o povo Judeu e de toda a terra, ou seja, o nascimento de Jesus noticiava a libertação judaica e o governo do Filho de Davi, e que Deus O Senhor estaria com seu povo. Era um sinal de restauração completa, não apenas para os judeus, mas toda a terra. A criação contemplaria a nova era do Filho de Deus, que iria pagar TODOS os pecados da nação e dos demais que se encontravam distantes do Deus de misericórdia.

A grande espera deste momento revelava que Jesus era O CRSITO, ou MESSIAS! Havia muitas promessas que estavam sendo aguardadas com seu nascimento e elas podem ser vistas na anunciação do anjo a Maria em Nazaré, e na noite do nascimento aos pastores nas colinas de Belém, conforme o texto acima, que anunciava o perdão de Deus “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. O nascimento de Jesus revela que a esperança chegou, ainda que os judeus não entendessem esta vinda, pois ela seria concluída com a morte de cruz.

Certamente o nascimento sobrenatural de Cristo é a maior festa de todo o mundo, mas quando festejamos sem entendimento do real significado, a festa pode perder sua importância e migrar para outros sentidos e significados, como quando comemoramos algo que não sabemos o porquê da festa.

O natal tem um significado individual, pois Jesus continua querendo nascer em corações, trazendo o significado real que é a libertação. Assim como Maria disse que O Senhor podia fazer a sua vontade na vida dela, nós precisamos nos submeter à vontade de Deus para as nossas vidas ainda que não a entendamos. Que como os pastores em Belém, possamos ver os anjos nos anunciando que “nasceu O SALVADOR”.

Na paz do Mestre Jesus! Bom Natal.


Comentários

Postagens mais visitadas