DIMENSÕES ESPIRITUAIS


"E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.2 Reis 6:17

Paz e graça!

Vamos para mais uma breve reflexão? Vamos falar um pouco sobre "DIMENSÕES ESPIRITUAIS"? Não se preocupe não vamos falar sobre princípios metafísicos, mas apenas trazer uma abordagem bíblica de um tema a meu ver bem comum nas Escrituras

DIMENSÕES ESPIRITUAIS

Nas escrituras podemos perceber que há sim duas dimensões, a espiritual e a humana, e em vários textos e histórias, tanto do Velho Testamento, quanto no Novo Testamento reforçam essa ideia, ou seja, há uma dimensão humana, onde os homens agem e são "governantes" e há uma dimensão espiritual, onde claramente o governo só pertence Ao Senhor.

Uma narrativa bíblica que traga luz para este entendimento é a que acontece com o profeta Eliseu e seu servo Geazi, quando de uma situação conflitante entre o reino de Israel e o reino Sírio.

Por vezes o rei sírio tentou fazer incursões sobre Israel, mas sempre que ele e seus oficiais planejavam o ataque o povo de Israel milagrosamente se desviava do ataque, frustrando todo planejamento do rei sírio. Estes acontecimentos se repetem tantas vezes que o rei chega a uma clara conclusão:

- Quem é o traidor entre nós?

Seus assessores então explicaram que a questão  não era de traição, mas na intervenção feita no conflito pelo profeta Eliseu, que estava auxiliando o rei de Israel, e que segundo o assessor do rei, sabia o que o rei pensava em sua cama de dormir.

Neste momento o rei sírio decreta que seu exercito capturem o profeta, e assim continuarem em suas incursões sobre Israel. A história bíblica registra que o exercito do rei sírio marchou toda noite e pela manhã estavam em Dotã, cercando a cidade onde o profeta e seu servo moravam.

Quando Geazi, servo de Eliseu, levantou pela manhã olhou para os montes ao redor de Dotã, uma visão aterrorizadora veio ao seu coração, carros e cavalos com seus cavaleiros sírios, estavam cercando a cidade, e isso trouxe medo ao coração do servo de Eliseu que corre para seu senhor gritando:

"...Ai, meu senhor! Que faremos?"

Então Eliseu faz a oração que está registrada no texto bíblico que iniciamos esta postagem, ou seja, Geazi estava olhando para uma dimensão do conflito, a DIMENSÃO HUMANA, mas Eliseu solicita Ao Senhor que abra os olhos do moço para que ele pudesse contemplar uma outra dimensão, a qual Eliseu já estava contemplando, a DIMENSÃO ESPIRITUAL.

Na dimensão humana Geazi estava vendo o exercito do rei sírio, na dimensão espiritual Eliseu estava vendo carros e cavalos de fogo, em redor de Eliseu. Uma mesma cena, duas dimensões!

Quando o profeta Eliseu orou por Geazi para O Senhor lhe desvendar os olhos para que ele pudesse perceber uma DIMENSÃO diferente daquela que estava vendo. Geazi estava definido a sua vida a partir da sua percepção da DIMENSÃO HUMANA, essa dimensão é limitadora, opressora e principalmente escravagista. Essa dimensão é limitada pelo hoje e o agora, é dominada pelos poderes dos homens e de suas estratégias. 

Todavia Eliseu ora e O Senhor faz com que Geazi perceba uma outra DIMENSÃO que está além das perspectivas humanas, onde suas demandas não dependem dos poderes humanos, muito menos são governados por seus líderes. 

A DIMENSÃO ESPIRITUAL é libertadora e empreendedora, ela nos dá uma perspectivas infinitamente poderosas, definidas por Deus e pelos propósitos que Ele planejou para nossas vidas!! 

Que O Senhor possa abrir nossos olhos para percebermos uma outra DIMENSÃO que está ao nosso alcance, mas que muitas vezes não conseguimos perceber. 

Creio que O Senhor nos desvendará os olhos e não viveremos mais por uma perspectiva meramente humana, mas viveremos uma NOVA DIMENSÃO ESPIRITUAL EM DEUS.

Na paz de Cristo Jesus!

Pr. Marcos Gama



Tem dificuldades para
Entender a Bíblia?


Comentários

Postagens mais visitadas