ATITUDES EM TEMPOS DE ESCASSEZ - SEGUNDA PARTE

 


"Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso."  Jz 6.12

Talvez essa seja uma das mais confusas declarações que O Senhor dera acerca de um homem, pois como entender que O Senhor é comigo estando sob jugo inimigo? Como entender que o Senhor está comigo estando em dificuldade e humilhação? Como é que o Senhor está comigo se estou vivendo tempo de escassez e derrota?

Certamente essas e muitas outras indagações vêm em nossas mentes ao ouvirmos uma declaração destas e principalmente vindas do Senhor, mas é exatamente o quê Gideão questionou com o próprio Senhor.

"Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor está conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas."  Jz 6.13

Sinceridade de um verdadeiro servo de Deus

Gideão não estava questionando a dificuldade que estava passando ou por estar colhendo os frutos dos erros do seu povo, pois ele sabia da desobediência de Israel, o que ele não conseguia entender como Deus disse que “era com ele”, mas ele não estava vendo o seu agir? Como Deus “era” com ele e sua mão não estava operando?

Não que o Senhor seja obrigado a  fazer algo por qualquer pessoa, mas a confusão de Gideão era pela certeza do entendimento de que onde O Senhor está, sua bênção está também ali, e isso não estava acontecendo,  Gideão só conseguia ver  juízo.

Uma grande lição

Aqui precisamos ter muito cuidado para não confundirmos as coisas, pois quando Gideão está questionando Ao Senhor não é por achar que O Senhor é obrigado a fazer algo, ou mesmo por achar que O Senhor estava obrigado a abençoar, mas pelo próprio Senhor várias vezes deixar claro que sua presença traria sua benção e logo sua prosperidade, todavia seus olhos estavam contemplando outra coisa sobre seu povo e família.

Nossa prosperidade não está nas coisas que possuímos, mas a quem servimos, nossa prosperidade não está atrelada ao esbanjar ou ostentar, mas ao estar vivendo no centro da direção do Senhor, na direção exata de seu propósito. Prosperidade não é apenas ter todo o dinheiro do mundo ou todas as riquezas possíveis, isso não é ser próspero isso é ter recursos, prosperidade vai muito além disso, prosperidade é a total e plena bênção de Deus, e os recursos financeiros são apenas uma pequena parcela desta benção divina.

Atitude em meio a escassez

Gideão está tomando uma atitude fundamental em tempos de escassez, está sendo sincero com Deus, não está camuflando seus sentimentos ou suas dores. Gideão não está sendo religioso, mas está apresentando sua fé da melhor maneira possível, orando e dialogando claramente com O Senhor de todas as coisas. Gideão não está querendo emocionar ao Senhor, ou mesmo tentar barganhar com Deus, simplesmente está sendo claro e objetivo, expondo exatamente o que tem em seu coração.

Deus muito se agrada quando somos sinceros e diretos, que não queiramos enrolar a Deus com nossa religiosidade, mas que nossa fé nos leve a sermos claros e específicos, pelo simples fato de O conhecermos, crermos e confiarmos que O Senhor nos ouve e no seu tempo nos responde dentro de sua soberana e graciosa vontade.

Quando falamos sobre ser sincero precisamos lembrar do encontro do Senhor com Natanael e o que ele disse sobre O Senhor Jesus, e de como o Mestre lhe respondeu?

“Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.” Jo 1.46

O Senhor responde

“Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.”  Jo 1.47

Em tempos de escassez, seja sincero com O Senhor e se chegue com confiança diante do trono da graça, pois se há um trono há um governo, se há governo há decisões, e se há decisões, também há deliberações a favor dos que ali se chegam. É porque eu me achego com confiança? Porque é um TRONO DE GRAÇA e não de JUÍZO.

Na paz de Cristo Jesus;

Pr. Marcos Gama

Comentários

Postagens mais visitadas