As sutilezas de satanás

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” II Co 4.4

Estamos vivendo um período decisivo para a história da humanidade, no âmbito humano há profundas transformações na política, nos direitos humanos, na própria estrutura geográfica, climática, sem mencionar na atual situação da sociedade com seus valores invertidos e cegos de misericórdia, fundamentados no egoísmo e na valorização do ter em detrimento do ser.

Porém, quero fazer esta abordagem no âmbito espiritual, pois ele interfere no âmbito humano, ou melhor, o mundo visível e físico é influenciado pelo mundo espiritual.

No texto em apreço, vemos o apóstolo Paulo escrevendo uma advertência a igreja de Corinto acerca da situação da presente era (de Paulo), mas que também pode e deve ser aplicada nos dias atuais.
Na referida advertência ele exorta sobre a necessidade de vigiarmos, devido às sutilezas do inimigo, satanás. Paulo é enfático em mostrar a cara do inimigo quando diz "o deus deste século", mas como dizer que este texto está se referindo realmente a satanás? Primeiro por que ele se apresenta como deus e é fato que satanás já quis usurpar o trono da majestade divina, certo é que isso jamais poderia acontecer, mas ele tentou ser semelhante ao altíssimo. Paulo ainda diz que o inimigo se caracteriza como "o deus deste século" evidenciando a temporaneidade deste período, ou seja, não é algo eterno, é passageiro e efêmero, mostrando que há limites como tempo, o alvo e propósito.
Limite de tempo por que satanás já foi julgado e derrotado no calvário.
Alvo é como limite, devido o texto se referir aos incrédulos como sendo alvo deste ataque maligno e quando diz incrédulos são realmente os desprovidos de fé verdadeira.
E é no limite chamado aqui de propósito que queremos desenvolver este artigo propriamente dito, pois é ai que realmente veremos as artimanhas do adversário.

Paulo diz que o inimigo de nossas almas "cegou os entendimentos dos incrédulos", então fica a interrogação, mas como ele faz isso? E pra quê ele faz isso? São perguntas que tentaremos responder neste artigo.

Paulo diz que ele "cegou o entendimento", pois é de onde se procedem todas as idéias, desejos, ações e principalmente as teorias que formam a presente sociedade, ou seja, há teorias que circundam nossos bancos universitário, escolas, livros, programas de TV, artigos na internet que são totalmente desprovidos de caráter cristão. Hoje a sociedade exalta como valores o que realmente não tem valor, a degradação da família, a falta de seriedade e verdade, a violência e a própria moda incentiva a desordem a prostituição e a aceitação de coisas que frontalmente agridem a santidade de Deus e é um desfavor a sociedade. Muitas das decisões do judiciário federal não estão apoiadas nas verdades e necessidades do bem comum, mas de grupos específicos e isso sem falar nas ações públicas. E por que acontece isso? Entendimento cego dos valores cristãos.

Alguns dizem que os poderes precisam acompanhar as necessidades da sociedade, porém a sociedade e manipulada por valores e teorias que em nada sedimentam os valores cristãos de amor ao próximo, respeito, consideração e sim egoísmo, maldade e falcatruas.

Como esperar coisas boas se muitos não são direcionados pelos conceitos cristãos, o Brasil é tido como um país que professa a fé cristã, mas que não se vê.
O objetivo de Satanás é realmente nos afastar do evangelho, pois somente o evangelho pode abrir nossos olhos para a verdade. Muito que se dizem cristãos estão sendo influenciados por teorias mundanas e anti-cristãs, até no meio evangélico se vê coisas esdrúxulas sobre o evangelho. Paulo diz que satanás, cega o entendimento "...para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo..." quando Paulo fala de "a luz do evangelho" é por que somente quem desfruta e foi alcançado por este evangelho que pode ser curado da cegueira do presente século.
Por isso satanás se utiliza de todos os meios para propagar suas ideologias, e os cristãos deste momento final da história da humanidade precisam estar atentos as sutilezas do inimigo. Há uma exortação no livro de Apocalipse que ilustra muito bem como deve ser a nossa atitude nestes últimos dias: Ap 3. 11 diz: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”
Medite neste texto e se desvie das sutilezas de satanás.
Que Deus continue lhes abençoando em Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas