quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Corpo de Cristo!




"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.'
I Co 12.12-20 


Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e de nosso senhor e salvador Jesus Cristo e das benditas consolações do Espirito Santo.
 Queridos irmãos faz certo tempo que não venho postando reflexões bíblicas e acho que muitos visitantes do blog Marcos Gama Ministério Vida tem notado isso, mas agora, graças ao bom Jesus estou de volta. Meditando acerca da Igreja de Cristo e em alguns acontecimentos que presenciei, Deus me inspirou a escrever sobre este tema, isto é, o corpo de Cristo. Então vamos meditar sobre o texto hora apresentado na abertura deste post, ok?
 Queridos irmãos é notório que estamos atravessando tempos difíceis na Igreja de Cristo, os valores foram abandonados e o agir humano tem sido forte contraposto o agir de Deus. O próprio Mestre Jesus falou sobre o assunto dizendo que nos últimos dias serão dias trabalhosos, mas devemos ter bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo e nós venceremos também.
 O termo, o corpo de Cristo aparece nas escrituras como uma das figuras da palavra Igreja, isto é, a Igreja de Cristo nas escrituras tem algumas imagens como A FAMÍLIA DE DEUS, SALVOS, APRISCO DAS OVELAS dentre outros, porém hoje quero meditar no termo O CORPO DE CRISTO ou A IGREJA COMO CORPO MISTICO DE CRISTO.
Bem, precisarei utilizar o meu pequeno conhecimento sobre biologia para tentar explicar a revelação que Deus me deu sobre o tema. Segundo o site http://pt.wikipedia.org, a anatomia é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente, ou seja, para conseguirmos estudar o corpo precisamos entender as partes que o compõem, então vejamos, um corpo é feito por vários sistemas como: sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo etc. Estes sistemas são compostos por órgãos com funções diferentes, mas que contribuem para o bom andamento daquele sistema e cada órgão é por sua vez, composto de vários tecidos que dão forma a estes órgãos e por fim, estes tecidos são feitos a partir da junção de várias minúsculas células. Todos estes sistemas são regidos pelo cérebro que administra todas as funções e sensações produzidas nos sistemas e órgãos.
Irmão Marcos isso é uma reflexão bíblica ou uma aula de biologia? Calma, quero apenas que você entenda como funciona um corpo para que possa entender como também funciona o corpo de Cristo.
Bem, em um corpo humano saldável cada célula contribui para bom andamento do órgão que ela faz parte, célula forte significa um órgão forte e que trabalha de forma a contribuir para o bom funcionamento do sistema onde está inserido. Da mesma um sistema que tem órgãos bons, promovem o bom funcionamento do corpo e tudo isso regido pelo cérebro que a tudo comanda.
Na vida cristã ocorre da mesma forma, eu comparo cada célula como um crente em Jesus, isto é, cada crente contribui para o bom andamento de uma igreja (órgão). Um crente problemático ou insubmisso promoverá dificuldades para que este órgão possa funcionar de forma adequada. Como as células, nós precisamos trabalhar juntas, um órgão não é feito somente com uma célula, mas sim com a união de todas as células e cada célula precisa estar bem, caso contrário ela contaminará as demais e caso as outras não consigam ajudá-la, acabaram comprometendo o órgão e logo todo o corpo. As células precisam de muitos nutrientes para que possam estar sempre saldáveis e outro fato interessante e que elas também ficam atentas quanto o aparecimento de corpos estranhos e caso isso aconteça, as células logo emitem os sinais de alerta para o restante do corpo solicitando ajuda. 
Eu e você somos células e quais são os nutrientes que você está se alimentando? Você está cuidando das células ao seu redor? Você está em prontidão para que corpos estranhos não venham contaminar o corpo? Você está contribuindo para o bom andamento do corpo ou você é uma célula que pode promover a destruição do corpo? As células doentes precisam ser cuidadas caso contrário elas morrerão. Você tem produzido outras células? Tenha cuidado, pois as células que você produz serão iguais a você, isto é, se você é uma célula agressiva as células que você produzirá serão também agressivas. Cuide bem da sua célula para que o corpo não venha a perecer.
Este post já está bem grande, então vou dividi-lo em outros dois e estarei falando sobre a responsabilidade e unidade dos órgãos e a harmonia dos sistemas ao cérebro.

Paz e Graça!

Nenhum comentário: