COMO VENCER AS MÁS INFLUÊNCIAS - UM ESTUDO PARA JOVENS (1º PARTE)

“O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado. E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:     Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.  Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.”

Daniel 3.1-7

Paz do Senhor a todos os nossos visitantes, hoje trago um estudo bíblico direcionado ao publico jovem, mas que acredito que todos de todas as faixas etárias serão abençoados. Este estudo foi um dos primeiros que O Senhor me deu e quero compartilhar com vocês. Como ele é extenso dividirei em algumas postagens e espero que seja um diferencial para a sua vida.

Compartilhe com outros este estudo e lógico cite a fonte, obrigado.

Tomemos por base um acontecimento registrado no Livro do Profeta Maior Daniel, conforme o texto bíblico acima, estaremos expondo como as más influências acontecem e como vencê-las.

Considerações sobre o Livro de Daniel:

·         Autor: Tem-se o próprio Daniel como autor do Livro.
·         O tema central: a soberania de Deus na história.
·         O Livro é conhecido como o Apocalipse do AT.
·         A Data aproximada que foi escrito 536 a 530 a.C.
·         O Local: Na própria Babilônia.
·         “Daniel" significa: Deus é Juiz (ou meu Juiz).
·         Levado cativo para Babilônia durante o reinado de Joaquim, juntamente com Hananias , Misael  e  Azarias. Dn 1:1-6
·         Daniel, Hamazias, Misael e Azaías eram da linhagem real de Israel. Dn 1.3
·         Foram levados para a babilônia por Aspenas, chefe dos eunucos do Rei Nabucodonosor. Dn 1.3
·         Eles foram levados, pois eram os melhores que haviam em Israel. Dn 1.2-3
·         Daniel e seus amigos eram adolescentes quando foram levados a Babilônia.
·         Na babilônia seus nomes foram mudados. Dn 1.7
·         Embora sendo escravos na babilônia, eles resolveram ser fiéis a Deus. Dn 1.8

Introdução:

Vivemos em um mundo que segundo a Bíblia afirma jaz no maligno, ou seja, um mundo influenciado pelos poderes do mal. Somos muitas vezes influenciados pela mídia (TV, Jornais, Revistas, Internet, Amigos, ETC..), meios de comunicação que são coordenados por pessoas que não temem a Deus, nem mesmo possuem virtudes genuinamente cristãs e isso tudo tem um objetivo, separar o homem de Deus e por fim, leva-lo a morte eterna. Satanás tem uma tríplice, missão que é matar, roubar e destruir, porém Jesus Cristo tem uma resposta para essa missão maligna que é de nos dá vida e vida em abundância.

Vejamos como detectar e vencer as más influências.

I - Detectando as más influências.

1 – As más influências vêem por quem está em destaque, ou seja, que tem influência sobre os demais.

“O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.” Dn 3.1

O maior líder da Babilônia determinou que fosse feito à estátua e que a adoração à mesma fosse instituída. Foi o rei também que determinou o padrão, o modelo que as demais pessoas deviam seguir. Todos os povos deveriam se prostrar diante da estatua independentemente de sua fé, de sua nação ou do que achava certo ou errado. “E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:” Dn 3.4

Hoje não é diferente, aqueles que estão em destaque querem determinar o que devemos fazer, como devemos pensar, o que devemos crer, como nos devemos vestir, como devemos falar. Geralmente são pessoas de influência que estão na TV, nas revistas, e de forma muito sutil querem determinar inclusive a nossa fé e vida. Mas nós que cremos no Senhor Jesus não precisamos de Ídolos nós temos já um Deus, na verdade o Único Deus.

2 – As más influências e os Ídolos do coração.

“O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado. E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas: Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.” Dn 1-5

Na Babilônia todos dobraram os joelhos para a estátua de Nabucodonosor, ele era a referência, ele ditava as normas. E hoje? O que é que determina seu modo de pensar? Quem determina seu modo de agir? Quem é seu ídolo? Muitos dizem: eu não tenho ídolos, mas quem é que determina sua fé? Por quem você troca um culto? Pelo o quê você deixa de orar? A bíblia diz “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” Mt 6.21. Quem tem prioridade em tua vida? Quem decide o que você pensa, é Deus? Você crer no que a Bíblia diz, ou no que seu colega fala? Você fala e anda do modo que a Bíblia diz, ou do modo que as atrizes ou modelos da TV ou da internet? Que tipo de música você escuta, aquelas que glorificam a Deus ou que fortalecem a carne?

Pense nisso! Aquém você está obedecendo?

3 – As Más influências e as ameaças à fé.

“E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.  Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da  buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus.” Dn 3.6-8

No texto acima, as autoridades babilônicas determinavam uma execução para quem não obedecesse ao mandato do rei, ou seja, quem não dobrasse o joelho perante a estátua seria lançado na fornalha de fogo ardente.

Hoje talvez não tenha uma fornalha literal para sermos jogados, mas ainda há um preço a pagar. O mundo costuma a ridicularizar aqueles que não pensam igual a a ele, é chamado de quadrado, de retrogrado, de atrasado e por ai vai. Muitas vezes os amigos nos abandonam, somos despedidos, rejeitados e até mesmo agredidos com palavras.

Quando não aceitamos as influências do mundo por causa de nossa fé somos chamados de fanáticos, doidos e até mesmo sofremos preconceitos e perdas diversas (amigos, familiares, etc.). Isso é o mundo querendo nos ameaçar para que dobremos nossos joelhos para seus ideais e falsas filosofias, mas sabemos que O Senhor nos chamou para brilharmos em meio as densas trevas, como O próprio Jesus nos avisou que "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus". Mt 5.11-16

Então fica firme, O Senhor está conosco nesta batalha e o mundo verá que você serve O Deus dos céus e da terra.

Continua....

Paz e Graça



Comentários

Postagens mais visitadas