QUANDO O JUSTO CAI

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Pv 24.16

Recentemente recebi em minha casa um filho de um dos pioneiros do Evangelho Pentecostal no Estado do Ceará. Sua visita consistiu em apenas conversar, na verdade, ele quis apenas contar a história do seu falecido pai e expressar sua indignação pelo nome do mesmo ter sido usado de forma constrangedora, pois citado em uma publicação não só sua história de vida, mas também sua queda.

Em meio a sua narrativa, o homem de 58 anos de idade, relatou como Deus usava seu pai, ele falava dos feitos realizados com tanto prazer e orgulho, tentava ser exato nos detalhes e nas datas. Ele vez, por outra ressaltava como Deus havia lhe enviado a vários lugares e como Deus operava grandemente. Porém, quando ele mencionou a citada publicação e que nesta havia sido colocada a queda de seu pai, ele expressou indignação.

Seu falecido pai foi esfriando e chegou a adulterar, porém antes disso, disse ele que observou que algumas coisas, na vida de seu pai não estavam como antes. Os sermões, o vigor e a aceitação de certos comportamentos indignos a um homem de Deus começaram a ser notado, porém como ele era criança não podia “exortar” seu pai. O fim da história é que seu velho pai caiu, ele se afastou da família, se enveredou pelo caminho da bebedeira e por adoeceu.

Dois anos depois da queda, seu pai retorna humilhado para a família que o aceita, ele volta à igreja, pede perdão a todos e tenta continuar, porém agora debilitado e enfraquecido definha até morrer.

Todavia uma coisa me chamou a atenção na narrativa, pois ele mencionou que seu pai um hábil pregador antes de morrer, em seus últimos dias disse que se pudesse pregar, o título de seu sermão seria: COMO UM HOMEM CAI!

Fiquei pensativo e imaginei quantos filhos de líderes não tem histórias semelhantes e que deveriam ser ouvidas. A história precisa aprender um ensino que recentemente ouvi em uma mensagem de um celebre pastor brasileiro, quando em sua prediga sugeriu uma temática que me chamou a atenção: PASTOR TAMBÉM TEM ALMA!

Quero com essa introdução falar um pouco dos homens de Deus que tantas vezes foram usados, abençoaram a vidas de muitos com sua abnegação, trabalho, renuncia e oração, confiando no poder do Evangelho foram instrumentos de restauração. Homens que deixaram carreiras, familiares, suas casas e até suas próprias vidas em obediência ao mandado do Bom Mestre. Homens que são vistos como super heróis, intocáveis, homens que parecem não sofrer tentações e que são baluartes da fé, homens que estão sempre firmes e inabaláveis em seus propósitos, porém o que muitos parecem não perceber que PASTORES TAMBÉM TEM ALMA.

Pastores choram, são tentados, tem problemas familiares, as vezes estão desiludidos e até deprimidos. Homens que carregam problemas vários e ainda teem a missão de fazer com que O Reino do Senhor Jesus Cristo continue avançando. Por fim, são simplesmente homens que foram chamados e aceitaram a vocação determinada Pelo Soberano Criador e Redentor de suas ALMAS.

Por este motivo que com este post sugerir algumas ações que precisam ser feitas com seus líderes e pastores:

1.      Ame-os – Sim, somos cristãos e A Palavra de Deus é clara devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou (Jo 15.12);

2.      Honre-os – Pois eles trabalham por vossas almas, e prestarão contas por elas (Hb 13, 17);

3.      Respeitem-nos – O respeito é uma das maiores provas de amor que um líder pode receber, presentes são bons, homenagens e festas também, mas a maior prova que amamos nossos líderes e respeitando sua vida, família e ministério (Hb 13,7);

4.      Ajude-os – Sejam companheiros de luta, sejam amigos de armas, sejam colaboradores da Grande comissão. Peguem nas mãos de seus líderes e digam “pode contar comigo”. Não existe coisa mais confortante do que em meios as guerras ver que temos guerreiros conosco.

5.      Cuide – Pastores são presentes que Deus dá aos homens como prova do Amor de Deus por todos nós. Deus chama estes homens e durante toda uma vida capacita-os para um único fim, cuidar do seu rebanho, por isso não transforme seu pastor em um ídolo, apenas agradeça a Deus pelo presente e cuide daquilo que O Senhor lhes deu (Ef 4.11-14);

E caso, eles por serem homens chegarem a CAIR, lembre-se que eles também TEM ALMA. Façam como O Senhor Deus nos instruiu no texto que abre este post.

Quando O JUSTO CAIR, levante.


Que O Senhor nos ensine a amar nossos líderes e zelar por eles.


Comentários

Unknown disse…
A paz do Senhor
Reflexão maravilhosa, parabéns pastor pelo que Senhor lhe deu. Eu e meu esposo amamos seus estudos e reflexões.Um abraço. Amanda Silva
Unknown disse…
Como sempre belas narrativas Deus abençoe

Postagens mais visitadas