ONDE ESTÃO OS HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS? PARTE 3

... levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.  At 13.22

Paz do Senhor a todos os nossos leitores. Espero que estes posts sobre o tema "ONDE ESTÃO OS HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?", esteja abençoando suas vidas. Hoje vamos dar continuidade ao tema e nossa oração que O Senhor continue lhes abençoando poderosamente em Cristo.


“...homem conforme o meu coração,...”

Davi era um homem conforme o coração de Deus. Ele era um homem, emocionalmente e fisicamente estruturado. Era um homem, porquê aprendeu a trabalhar, a lutar, a vencer as adversidades, a buscar seus objetivos, não se importar com os que não acreditavam nele, Davi realmente era um homem. Muitos hoje, apesar de serem do sexo masculino, não são homens de verdade, pois suas ações infantis denunciam que não crescerem, não lutam, não buscam, desistem fácil dos seus sonhos e projetos e principalmente, não teem coragem de publicar que acreditam e vivem para Deus. Davi era um homem de convicções, pois aprendeu a transformar sua fé em ações que glorificavam Ao Senhor.

O Coração de Davi vivia uma conformidade diferente dos demais jovens e homens de sua geração, pois quando O Senhor diz que Davi era um homem conforme o seu coração, era por que os valores que norteavam a vida de Davi vinham de sua comunhão com Deus.

As atitudes dos homens advêm dos valores que norteiam suas vidas, são como frutos que denunciam de qual árvore eles são oriundos.  No Livro de provérbios tem um versículo que ilustra bem esse entendimento, pois diz a seguinte afirmativa “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” Pv 4.23, em outra passagem bíblica O Senhor Jesus declara que de dentro de nós vem as más ações “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mt 15.18,19. Veja que aquilo que temos dentro de nós determina as ações, boas ou más, que fazemos, Davi era cheio de Deus, em vários Salmos ele explicita seu amor, confiança, dependência e desejo por Deus ao ponto de se comparar com uma ovelha e fazer do Senhor o seu pastor (Sl 23).

Como está o seu coração? Ele é alimentado com o quê? O que é que alimenta suas ações? Por quem seu coração é apaixonado? Cuidado com o quê seu coração é cheio! Em outra passagem das Escrituras, Paulo nos alerta que não podemos nos conformar com este século, que é uma ilustração dos valores mundanos e passageiros (Rm 12).

Davi vivia em conformidade com a vontade do Senhor, ele amava Ao Senhor e tudo que advinha de sua graça quando expressava os seguintes versos de Salmos “Confia os teus cuidados Ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” Sl 55.22; “Eis que Deus é o meu ajudador, O Senhor é quem me sustenta a vida.” Sl 54 4; “Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” Sl 40.1; e um dos versos que eu mais gosto é “ Entrega o teu caminho Ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.” Sl 37.5. Certamente, Davi era um homem segundo o coração de Deus!

O que caracteriza um homem segundo o coração de Deus?


Acho que a ultima parte do versículo em estudo pode nos responder.

Continua...

Paz e Graça.


Comentários

Postagens mais visitadas