Lamentos e Perdas


"Lembra-te da minha aflição e meu pranto, do absinto e do veneno. Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro em mim. Quero trazer a memória o que me pode dar esperança." Lm 3.19-21

Paz e graça a todos os nossos leitores, que O Senhor possa lhes abençoar com as postagens aqui colocadas.

O Livro de Lamentações retrata a dor do profeta Jeremias pela destruição de Jerusalém por Nabucodonosor em 586 a.C. O profeta por vezes tentou levar o povo ao arrependimento e a conversão, mas parecia que o efeito agia ao contrário, pois o povo se afundava mais em sua maldade e apostasia.

A renitência do povo levou O Senhor a decretar a queda de Jerusalém. Ao ler a bíblia o cenário não parecer ser tão devastador, mas quando nos aprofundando na história vemos a crueldade e carnificina orquestrada por Nabucodonosor e seu liderados, em II Cr 36.17 que diz "Por isso, o SENHOR fez subir contra ele o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens nem das donzelas, nem dos velhos nem dos mais avançados em idade; a todos os deu nas suas mãos."

Jeremias teve que contemplar os muros queimados, as portas destruídas e a ruína do Templo de Salomão, seus sacerdotes e levitas sendo levados ao cativeiro na Babilônia. O profeta contemplou morte, destruição e perdas por todos os lados, e este lamento inspira a escrever em forma poética seu desalento.

Lamentos e perdas fazem parte da vida humana, muitas vezes não são apenas oriundos de pecados como no caso de Judá, mas as perdas e os lamentos muitas vezes chegam e nos cousam dores e por vezes escrevemos nossos lamentos. Isso não diz que perdemos a nossa fé, isso revela algo que muitos querem compreender que SOMOS HUMANOS, isso mesmo, o choro, as decepções, dores e angústias são coisas que estamos sujeitos, e muitos pregadores alegam que isso é falta de fé, mas será que não é o contrário? Será que ser fiel a Deus em meio as guerras não mostra a nossa fé?

Louvo Ao Senhor que em todos os momentos nos mantem vivos em meio aos nossos lamentos! Louvo Ao Senhor porquê Ele conhece nossa estrutura, sabe que choramos, muitas vezes o decepcionamos, mas sua misericórdia nos mantém de pé.

Jeremias lamentou suas perdas e dores, porém ele mesmo disse para sua alma "Quero trazer a memória o que me pode dar esperança". Este é o nosso remédio! Isso mesmo, nossas perdas e tristezas não irão destruir nossa fé quando alimentarmos nosso coração somente com o que pode nos dar ESPERANÇA!

Não sei como você estar, mas acredito que tudo tem um propósito, e as Escrituras sempre nos alimentam de esperança quando nos dizem que "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Rm 8.28

Que O Senhor lhes abençoe!


Comentários

Unknown disse…
Glória Deus 🙏 benção muito bom pastor 👏
Unknown disse…
Glória Deus 🙏 benção muito bom pastor 👏

Postagens mais visitadas