Princípios de Fé


"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." II Tm 1.5

Paz e graça a todos os nossos leitores, mais uma vez peço-lhes desculpas por não estar postando os textos, são muitos os motivos mais nenhum irá justificar minha ausência. Assim apenas solicito vosso perdão e que Deus lhe abençoa com as novas postagens que iniciarei neste espaço...

O tema hoje é a fé, baseado em um texto pastoral do apóstolo Paulo a seu filho na fé Timóteo, queremos apresentar alguns princípios sobre o tema. Acredito que estes princípios nortearão nosso desenvolvimento espiritual e fortalecerá nossa comunhão com Deus e com a igreja de Cristo.

Primeiro princípio é que a fé é algo individual, ou seja, ou você crer em algo ou não crer. Fé é algo que brota no coração do fiel, alimentado por seus princípios e religiosidade, assim essa fé não pode estar imbuída de fingimento, pois isso não servirá para ninguém. A fé é algo particular, algo que nasce no intimo e precisa ser cultivada. Paulo solicita que Timóteo não esquecesse da fé que havia NELE, e que ela não é produto de uma ideia, mas é verdadeira.

O segundo princípio é que ela pode ser adquirida por aqueles que nos influenciam, como pais , avós, amigos, etc.. Alguém compartilhou sua fé (ou crença) e aquilo que ouvimos fez brotar algo em nossos corações e isso muda nossos valores e logo promovem UM TIPO DE FÉ. No texto bíblico em análise vemos que a fé que habitava em Timóteo, habitou antes em sua mãe e avó.

Terceiro e último princípio é que essa fé precisa encontrar em nossos corações um local adequado para se estabelecer, Paulo usa o termo habitar, ou seja, habitar significa se estabelecer, firmar, solidificar e tantos outros termos do gênero. Nós não vivemos de experiências diversas, nós não nos pautamos em muitas religiões, pois a fé serve para dar sentido não apenas nossa existência, mas mais ainda nossa pós existência.

Paulo orienta a Timóteo que aquilo que ele aprendeu com seus familiares acerca de Cristo, deve ser vivenciada sem fingimento e que deve ter um ambiente para se desenvolver.

A única fé que promove todos estes princípios e que pode nos promover uma esperança eterna é O Cristo. Pois o cristianismo não se baseia na fé em um sistema religioso, mas em uma pessoa e seu sacrifício, assim o que Paulo sugere a Timóteo que viva a vida espiritual verdadeiramente, conservando o que foi recebido através de seus familiares e que haviam recebidos do Senhor. Façamos nós das orientações paulinas ações de promoção a Cristo em nós!

Na paz de Cristo Jesus!

Marcos Gama




Comentários

Postagens mais visitadas