OS PILARES DA VERDADEIRA IGREJA CRISTÃ



“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,”  Atos 2:41

Paz e graça a todos os nossos leitores, que O Senhor lhes abençoe poderosamente em Cristo. Em meio a essa Pandemia quero trazer algumas postagens sobre o tema UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE RELEVANTE e espero que estas postagens nos levem a sermos uma igreja assim, ou seja, PODEROSAMENTE RELEVANTE.

Não há documento mais confiável para falar da Igreja quanto corpo de Cristo como a Bíblia, e quando falamos dos seus primeiros passos é necessário um olhar cauteloso no Livro de Atos dos Apóstolos, e o próprio no me do livro já sugere essa relevância.

E vivendo hoje nesta babel eclesiástica que o mundo pós moderno está é de suma importância fazer uma análise de Atos e verificar como vivia a igreja primitiva e como vive hoje aqueles que se denominam igreja. É lógico que precisaremos fazer as devidas correlações históricas, sociais, culturais e eclesiológicas, todavia em Atos temos os princípios aplicáveis em quais quer período da Igreja.

É comum vermos nas Redes Sociais ataques a igreja hodierna, palavras inflamadas e questionamentos que pairam mais revolta do que desejo de resposta. Denúncias e mais denúncias e canais de noticiais oficiais e clandestinos divulgando as mais sujas notícias falsas e para vergonha nossa algumas verdadeiras.

Porém o que importa nestes postes não é denúncias, pois acredito que já tem muitos fazendo isso, mas quero, com a ajuda do Senhor Espírito Santo, fazer paralelos entre a Escritura, no que tange o livro de Atos e a vivência da Igreja primitiva e o que podemos observar da igreja atual, e a partir daí sugerir com a graça de Deus caminhos para um verdadeiro Arrependimento, um retorno aos pés do Amado Mestre e quem sabe O Senhor não nos visita e derrama um poderoso avivamento!

Para nosso trabalho vamos utilizar O Livro de Atos dos Apóstolos, mas precisamente o fragmento de texto de At 2. 37-47 como ponto norteador e o restante da narrativa de Lucas para fundamentar as colocações. Espero e oro para que estas postagens sejam de aproveitamento salutar as nossas comunidades cristãs do presente século.

Uma breve análise dos dois primeiros capítulos de Atos


A revelação Bíblica é progressiva, período de tempo da história de Israel e posteriormente a história da Igreja, O Senhor foi se revelando, bem como revelando seu projeto e propósitos com seu povo e as nações as quais fizeram e ainda fazem interações proféticas.

Dentro da cronologia bíblia da revelação, vemos que após os Evangelhos vem o Livro de Atos que é da autoria do mesmo escritor do Evangelho de Lucas. Tanto os evangelhos de sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), como O Livro de Atos são datados aproximadamente entre o ano 50 e 60 d.C salvo algumas divergências entre os estudiosos. Mas o quê pode se perceber historicamente que Os Evangelhos e Atos seguem uma ordem de historicidade, ou seja, narra de forma ordenada o desenrolar da ordem de acontecimentos.

Enquanto Os Evangelhos narram à história de Jesus e sua vivência, conforme o registro de Lucas no qual encontramos o seguinte: “Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.” Lucas 1:1-4. Por outro lado Atos narra à história dos Apóstolos e as primeiras atividades da igreja de Cristo nos primeiros anos ou décadas depois da ascensão do Senhor, como também registrou o mesmo autor do Evangelho de Lucas que assim narra o início da história: “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;”  Atos 1:1,2

Veja que onde Os evangelhos finalizam a história Do Senhor O Livro de Atos dar a continuidade, não mais com a presença física do Senhor com os seus discípulos, porém agora com a presença gloriosa do Espírito Santo como O Consolador.

Nos primeiros dois capítulos de Atos vemos a ligação histórica entre os Evangelhos e Atos, as últimas orientações dadas aos Apóstolos por Jesus ainda no mundo, a reiteração do derramamento do Espírito Santo, a dimensão do trabalho da igreja, a ascensão de Cristo, a promessa de seu retorno, a escolha um substituto a Judas Escariotes. No capitulo dois destaca-se o derramamento do Espírito Santo sobre aqueles 120 irmãos no cenáculo durante as festividades do Dia de Pentecostes, e o grande discurso de Pedro e por fim uma breve descrição da vivência dos primeiros irmãos, agora como Igreja de Jesus Cristo.

Nos versículos trinta e sete a quarenta e sete de Atos podemos verificar várias atitudes e comportamentos tão peculiares dos irmãos que despertaram a curiosidade daqueles que não tinham a mesma fé, e que estavam à mercê das religiões pagãs e dos ritos de adoração ao Imperador, os quais não tinham o poder para trazer esperança de uma vida melhor, e algo tão escasso naqueles dias.

Quais atitudes e comportamentos eram estes? Porque tais comportamentos promoveram tanto impacto? Quais áreas estes comportamentos afetavam? E o que estes mesmo comportamentos favoreceram para a expansão do Evangelho em um mundo tão difícil de viver? E que ensinos estes comportamentos podem nos trazer para a igreja atual?

Acredito que estas e tantas outras perguntas são necessárias para que analisemos objetivamente este fragmento de texto e possamos nos deter no que realmente é o objeto de pesquisa de comentário.

Continua...

Na Paz de Cristo;

Pr. Marcos Gama






Faça uma doação ao nosso Ministério
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Comentários

Patricia Ponte disse…
É de fato muito relevante que encontremos numa ferramenta tão manipulável como a internet, conteúdos que edifiquem de verdade o Ser humano, enquanto fiel a palavra de DEUS PARABENIZO ao senhor, pastor Marcos pelo seu canal de benção.Que Deus o abençoe

Postagens mais visitadas