OS PILARES DA VERDADEIRA IGREJA CRISTÃ - PARTE 14



Paz e graça a todos os nossos leitores, sejam mais uma vez bem-vindos a nosso espaço de crescimento espiritual. 

Vamos continuar falando sobre os PILARES DA VERDADEIRA IGREJA CRISTÃ e hoje iniciaremos o tópico A PERSEVERANÇA NO ENSINO SADIO, este tópico está dividido em outros sub-tópicos os quais foram assim divididos para que as postagens não fique muito longas ok?

Há e se gostar ou não, deixe seu comentário, tá bom? 

A perseverança no Ensino Sadio

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42

Muitas são as bases que foram lançadas para igreja de todos os tempos, no dia de Pentecostes. Essas bases são marcos definidores que ajudam a igreja a se manter nos padrões definidos pelo Senhor Jesus e seus apóstolos.

O autor de Atos relata o modo de vida da comunidade cristã do primeiro século, e usa um termo muito importante para a manutenção da fé que é a “PERSEVERANÇA”, a igreja perseverava em ouvir, entender e compartilhar os ensinos que os apóstolos ministravam aos irmãos. Mas alguém pode perguntar, mas como o irmão tem certeza que isso aconteceria? Bem ninguém PERSEVERA em algo que não ouviu, não entendeu, e tudo o quê ouvimos, entendemos e perseveramos em guardar também compartilhamos.

A doutrina que dos apóstolos, ou melhor, os ensinos que os apóstolos  ministravam ao povo, eles haviam aprendido com o próprio Mestre, logo este ensino estava imbuído de verdades e vida. Logo a perseverança em guardar estes ensinos promoviam na comunidade cristã do primeiro século uma valorização da comunhão, da solidariedade e da oração.

Uma comunidade cristã que persevera no ensino sadio certamente colherá estes benefícios. Para melhor compreensão disso vamos tentar entender essa a produtividade da importância do ensino sadio:

Valorização da vida em comunhão

Quando uma comunidade cristã tem um ensino sadio ela é direcionada a cultivar uma vida em comunhão com os demais membros e isso normatizado pelos princípios dos ensinos bíblicos que tem por base o amor. Vejamos o que O Senhor Jesus disse ao resumir toda a Lei e os Profetas “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Marcos 12:30,31

O Senhor ensinou aos seus apóstolos o princípio do AMOR. E este amor não é o sentimento doentio e adoentado de hoje, pois amar hoje é sinônimo de egoísmo e muitas vezes de morte. O amor dentro do ensino de Cristo tem dois vieses:

Primeiro “amarás a Deus acima de tudo” – Quando amamos Ao Senhor acima de todas as coisas os nossos sentimentos são curados e reorientados dentro de um padrão de respeito, bondade e empatia. O Amor de Deus em nossos corações nos ajuda a amar de forma de forma correta aos nossos semelhantes.

Como aprendemos isso? Quando tudo que não é importante é colocado devidamente em segundo plano e colocamos a espiritualidade no plano que por ordem de prioridade é necessário, ou seja, em primeiro lugar, pois quando o amor Ao Senhor está em primeiro lugar as demais coisas ficam normalmente em harmonizadas e produtivas “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentada”s. Mateus 6:33

Segundo “amarás ao próximo COMO a si mesmo” – O amor que o cristão é alimentado não pode ser um amor egoísta, pois O Senhor Deus quem primeiramente ensinou sempre nos amou de forma altruísta e de tal forma nos amou que entregou seu único filho por nós (Jo 3.16). Da mesma forma o amor do cristão tem por base a abnegação pessoal em favor dos outros, porém sem deixar de se amar.

O texto é claro, amarás ao próximo COMO a si mesmo. Jamais poderei amar ao próximo do jeito correto se primeiro não amar a Deus de forma correta e posteriormente amar a mim mesmo também. O amor que estarei expressando pelo próximo é o mesmo sentimento que preciso expressar a mim mesmo também.

E quando temos uma igreja onde este tipo de amor é ensinado seus membros experimentarão uma profunda comunhão entre os seus participes e as pessoas ao redor também. O ensino sadio promove a igreja um amor sadio também.

Na paz de Cristo;

Pr. Marcos Gama




FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO MINISTÉRIO
CLICK NO BOTÃO ABAIXO
E NOS AJUDE A CONTINUAR EVANGELIZANDO
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Comentários

Postagens mais visitadas