ANDANDO POR FÉ - SEXTA PARTE

 


Paz e graça a todos...

Mais uma vez desculpe-me  demora em dar continuidade as publicações, porém espero que elas possam estar lhe abençoando.

CRISES PEDAGÓGICAS

“E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. ” Mateus 14:26

Há lições que só aprendemos com dores, há ensinos que só serão compreendidos plenamente se eles marcarem nossos corações como o ferro marca o gado, isso mesmo, infelizmente os seres humanos têm dificuldades em aprender certas coisas e se faz necessário a ênfase da dor.

Os discípulos já estavam tentando atravessar para a outra margem durante uma noite inteira, eles estavam tentando cumprir o mandado de Cristo, mas durante uma noite inteira foram impedidos pelo vento contrário. Exaustos e frustrados, vendo o amanhecer chegando e com a alma cansada pelas constantes ondas de mar e vento que atingiam o barco ferozmente, perceberam que não haveria êxito em sua jornada.

Todavia neste mesmo amanhecer, percebem algo no mínimo estranho, eles conseguem enxergar em meio ao vento e as ondas alguém andando sobre as águas, e claramente esta visão não era nada comum, não há nada nas Escrituras que digam que alguém possa fazer tal coisa, não havia nenhuma história do povo judeu onde alguém tenha vivido tal experiência.

 Eles percebem um ser andando por cima das águas, mas como entender isso? Como explicar tamanha façanha? Eles como pescadores já tinham ouvido falar de muitas estórias de fantasmas, ou de aparições contadas por outros pescadores e neste momento eles chegam a uma conclusão lógica, é um fantasma?

Eles não sabiam que era O Senhor Jesus, eles não sabiam que era o Cristo, o que eles podiam fazer em sua fraqueza era uma interpretação do momento, baseada nas experiências vividas por outros ou das lendas que eles conheciam. 

Talvez nós possamos até estranhar a falta de senso dos discípulos em não reconhecer O Mestre, mas o contexto da história promove para eles a desculpa necessária. Eles estão a várias horas enfrentando um vendo forte, eles estão exaustos, enfraquecidos e ainda acoitados por ondas de mar e vendo, estavam uma noite inteira sem dormir, ou seja, tudo contribui para que eles tenham uma percepção errada daquilo que estão presenciando.

E quer saber de algo? Nós fazemos sempre a mesma coisa em nossas tempestades, muitas vezes devido as ondas que nos cercam, os ventos que nos metem medo, a fraqueza das muitas noites sem dormir, a frustração de não conseguir obedecer ao Senhor e pior, o sentimento de não produtividade em seguir na direção que Cristo nos determinou, fazem com que tiremos conclusões erradas, quando O Senhor vem ao nosso encontro, de formas diferentes, em meio as nossas tempestades.

Fazer conclusões erradas acerca da ação do Senhor em nossas vidas é mais comum do que imaginamos, isso acontece devido as circunstâncias que estamos envolvidos, para os discípulos O Senhor Jesus foi tido como um fantasma, mas e para nós? Como estamos interpretando a ação do Senhor?

Sabe, tem crises em nossas vidas que são permitidas pelo Senhor para que possamos ter percepções claras de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois estamos familiarizados com suas ações e achamos que O Senhor só pode agir de um jeito, que O Senhor só vai agir de acordo com o que eu estou acostumado a ver ou daquilo que eu já ouvi sobre o que Ele fez, mas percebemos nesta história que O Senhor pode nos surpreender em meio as nossas tempestades e nos revelar algo que nunca pensamos que seria possível acontecer, mas acontece pois O Senhor Jesus é Deus de impossíveis.

Continua...

Na paz de Cristo Jesus

Pr. Marcos Gama


CLICK AQUI



Comentários

Postagens mais visitadas