Redes Sociais X Cristãos


“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”  Mt 5.14-16

O texto acima é muito conhecido entre os cristãos, ele é um fragmento do chamado sermão do monte proferido por Jesus. Cristo expressa neste texto que o verdadeiro cristão é referencia para o mundo quando diz “Vós sois a luz do mundo;” ,isto é nós somos, ou pelo menos deveríamos ser a referência para o mundo, ou seja, para aqueles que estão ao alcance de nossas atitudes.
Bem fiz esta pequena introdução para dar suporte ao que quero comentar, não vou aqui condenar o uso das redes sociais e muito menos defendê-las, mas quero trazer aos nossos corações alguns questionamentos que acredito ser de fundamental importância para nossas vidas com Deus.

 Orkut, facebook, myspace, twitter dentre outros são denominados de REDES SOCIAIS que Segundo o dicionário online mais famoso do mundo Wikipédia define como: “ é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."” (ver link http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social). 

Bem é um ambiente de troca de informações diversas entre pessoas conhecidas ou não, é um ambiente sem fronteiras sociais, raciais, religiosas, etárias ou de qualquer outra forma. Todos os tipos de valores ou filosofias são transmitidas sem restrições ou censuras, não somente através de textos mais com fotos, vídeos, músicas e até softwares que podem promover o mais variável tipo de experiência para o usuário.

Alguns defendem seu uso pelo fato de que através das redes sociais podemos alcançar aquelas pessoas que estão trancadas nos prédios, em condomínios ou em lugares de difícil acesso como alguns países fechados ao evangelho e realmente creio nisso também. Este argumento é também utilizado quando falamos do rádio da televisão e tantos outros meios de comunicação. Os benefícios são muitos e não são eles, os benefícios, o alvo deste texto, pois aqui quero falar e do mal uso deles por meio daqueles, ou seja, dos cristãos que deveriam utilizar as REDES SOCIAIS com o fim de evangelizar.

Muitos realmente até postam em seus perfis que são evangélicos, colocam versículos, vídeoclips de músicas gospel, imagens com temas cristãos etc, porém com o andar da carruagem vemos algumas situações que embaraçam o que eles colocam em seus perfis, por exemplo muitos brincam com a fé dos outros, apóiam a pornografia, violência, postam imagens suas em situações nada ortodoxas e por ai vai, então fica uma indagação: Esta pessoa é ou não é um cristão? Há um texto muito conhecido também na bíblia que nos explica isso que é Mt 7.15-20 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Aqui está nossa resposta.

Irmãos nós cristãos não podemos ter duas palavras, não podemos torcer por dois lados ou servimos em todas as áreas a Deus ou servimos a satanás não há meio termo. As REDES SOCIAIS precisam ser vistas como elas são, isto é, um ambiente onde eu promovo que eu sou e se eu sou cristão devo promover a Cristo e os seus feitos.

Como anteriormente falei, não estou aqui para dizer que não devemos usá-las, mas sim utilizar esta ferramenta para o crescimento do reino não somente com palavras mas com ações que engrandeçam a Deus.

Que Jesus Cristo nos ajude a levar seu amor as nações com nossas vidas como prova de seu grande poder transformador.
 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mt 7. 16

Na paz do mestre Jesus!

Comentários

jdsjd disse…
Valeu soldado,muito bom seu comentário e este assunto precisa ser discutido no meio cristão pois a vida espiritual de muitos tem sido destruída pelo mau uso das redes sociais

Postagens mais visitadas