Balance – Aprendendo a equilibrar todas as áreas da vida

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Ts 5.23

Vamos meditar um pouco em nossas vidas?

O mundo contemporâneo é muito corrido e cheio de compromissos, não somente os adultos, mas inclusive as crianças já nascem cheias de muitas atividades para administrar.

Este fato tem se mostrado aterrorizador para muitos, pois o excesso de atividades trouxe para o homem moderno doenças que até então aconteciam esporadicamente, dentre elas o stress.

Todavia, a realidade é que precisamos aprender a lidar com os novos aspectos de nossa sociedade e vida social, e apesar de tentarmos organizar e priorizar nossa agenda diária precisamos entender cada aspecto e como eles se encaixam em nossas vidas e objetivos.

Paulo escrevendo a igreja em Tessalônica nos dá um entendimento de como equilibrar todas as áreas de nossas vidas, dai vem a palavra inglesa BALANCE que significa equilibrar, assim hoje aprenderemos como equilibrar nossa vida.

1.      “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo;”

Se queremos que todas as áreas de nossas vidas seja equilibradas, precisaremos entender que isso nunca acontecerá por nossas próprias forças. Quando colocamos O Senhor Deus como prioridade máxima de nossas vidas, famílias, estudos, ministérios e carreiras, temos a certeza que tudo vai bem.

O mesmo Deus que nos dá a paz é o mesmo Deus que nos santifica. A santificação é quando alinhamos nossas vidas e desejos a vontade do Senhor. Entenda que o equilíbrio de sua vida depende de quando você está dentro da vontade de Deus.
Permita que O Senhor lhe santifiquem em TUDO, não deixe uma área de sua vida fora da vontade do Senhor.

2.      “...e todo o vosso espírito...”

Fala de nossa vida espiritual.

A nossa maior prioridade é nossa vida espiritual, pois dela advém todas as nossas vitórias ou derrotas. O nosso espirito parte imaterial de nossa vida é o que nos liga Ao Senhor. Ele precisa ser alimentado com tudo aquilo que nos aproxima do Senhor.

Nossa vida de oração, jejum, leitura da Palavra de Deus, consagração e adoração devem ser nossa prioridade máxima, nossa agenda de vida precisa estar subordinada a nossa vida piedosa com O Senhor.

Aprenda priorizar O Senhor e a sua comunhão com Ele e sua vida terá verdadeiramente equilíbrio.

3.      “... e alma ...”

Fala de nossa vida emocional.

A Bíblia diz que “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mt 15.19, ou seja, é em nossa alma, a qual é a sede de nossas emoções, que surgem os maus e bons sentimentos, os quais são como sementes que promoverão boas ou más colheitas em nossas vidas.

Veja, apesar de sermos seres espirituais e que precisamos colocar Deus em primeiros lugar, não podemos esquecer de cuidas de nossas EMMOÇÕES. Nós precisamos aproveitar os momentos da vida que valorizam nossos sentimentos familiares, conjugais e fraternos.

Precisamos aprender que viver significa desfrutar de emoções e estas demonstram que somos seres humanos, nós choramos, rimos, gritamos, sentimos saudades e prazer. Não podemos evitar nossas emoções, mas podemos deixa-las aos pés de Cristo.

Uma vida emocional equilibrada é aquela que sabe estar subordinada aos valores e princípios de Cristo, sou um homem espiritual, mas também sou um homem emocional e preciso expressar essas emoções subordinadas à graça do Espírito santo em mim.

4.      “...e corpo...”

Trata-se de nossa vida material, trabalho, estudos, carreiras, esporte etc.

Não somos somente seres emocionais/espirituais, somos seres físicos também. Precisamos comer, beber, correr, trabalhar, estudar etc, etc,etc.

Muitos devido uma interpretação falsa do que é santidade querem se abster de coisas que foram feitas para nós. Eu sei que Paulo disse “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. I Co 6.12, ou seja, existe o que é pecado e não podemos fazer de qualquer jeito, existem as coisas que são licitas, isto é que não são pecados, porém não é conveniente fazer, porém há coisas, e muitas coisas mesmo que não são pecado e nem inconvenientes para uma vida piedosa, assim podemos desfrutar disso.

Deus nos deu uma vida para desfrutar, porem uma vida equilibrada não descartas as coisas que a vida nos oferece com prioridade e bom senso.

5.      “...sejam plenamente conservados irrepreensíveis...”

Em todas as éreas de nossas vidas quer seja espiritual, emocional ou física precisam estar em conservação moral e irrepreensível. Não podemos viver de forma que nossas existências espiritual, emocional e física sejam destruídas por nossas vidas pregressas, mas que em tudo sejamos motivos para que O Senhor seja glorificado. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mt 5.16
6.     
“...para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Não é atoa que devemos ter uma vida equilibrada em todas as áreas de nossas vidas. Jesus está voltando e não podemos ser pegos de surpresa com nossas desculpas de incapacidade ou de super humildade como está escrito “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mt 7.22-23 Mas precisamos aprender a valorizar tudo o que O Senhor nos deus e vivermos de forma equilibrada em toda a nossa maneira de viver.




Comentários

Postagens mais visitadas