SAL INSÍPIDO

"Vós sois o o sal da terra; ora, SE O SAL VIER A SER INSÍPIDO, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." Mt 513

Paz e graça a todos os nossos visitantes, que nos dão o prazer de estarmos juntos meditando na poderosa Palavra de Deus.

Que O Senhor lhes abençoe poderosamente com mais este post sobre a nossa vida cristã. E acredito que O Senhor, nos modelará em Cristo.

O Mestre Jesus sempre surpreendeu aqueles que O ouviam, e isso ocorria, pela simplicidade de suas Palavras e pela profundidade de suas verdades. O Senhor utilizava coisas do cotidiano comum e as usava para aplicar os conceitos do Reino de Deus. Dentre estes usos, Cristo usou o SAL como objeto de ensino, porém, Ele deu um adjetivo a este sal quando afirmou que  "SE O SAL VIER A SER INSÍPIDO", ou seja, O Senhor Jesus deu um destaque ao produto em estudo, "INSÍPIDO".

O sal tem uma composição química simples, na ciência ele é conhecido como Cloreto de Sódio (NaCI). "O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero..."

"Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os vários usos do sal na culinária, desconhece que a substância é utilizada em várias outras aplicações, como a manufatura de papel e a produção de Sabão e Detergentes.
No norte dos Estados Unidos e na Europa são utilizadas grandes quantidades de sal para limpar as rodovias do gelo durante o inverno, pois este baixa a temperatura do ponto de fusão da água. A temperatura de fusão da água é de 0°C mas, quando o sal entra em contacto com o gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a esta.
É utilizado em larga escala na produção de hidróxido de sódio, cloro, hidrogênio e indiretamente ácido clorídrico por eletrólise de sua solução aquosa (processo cloro/álcali).
O sal também é utilizado para a produção de gás cloro e de sódio metálico, através da eletrólise ígnea. Além disso, este mineral é o de maior utilidade aplicada entre todos, sendo utilizado em mais de 16 mil formas diferentes." Fonte wikipedia

Cristo nos trás outro uso para este componente químico, o seu uso PEDAGÓGICO/ESPIRITUAL e é dentro deste viés que estaremos falando um pouco sobre a PERDA DO SABOR DO SAL.

Dentro do contexto do Sermão do Monte", em que Cristo está afincando as bases do cristianismo, relatando com exemplos e parábolas as preciosidades dos ensinos concernentes ao Reino de Deus, o sal é comparado com o discípulo de Cristo, o qual, através de sua vida, trás sabor a um mundo em decomposição. Porém, O Senhor não está falando do poder que o cristão tem em ser um componente de conversação,  Cristo está chamando a atenção, neste ensino, para a perda deste poder, quando diz "SE O SAL VIER A SER INSÍPIDO".
Mas qual o problema? Alguém pode perguntar, e o próprio texto de Mateus explica, o sal insípido "PARA NADA MAIS PRESTA", ou seja, há uma exortação de Cristo sobre a perda da influência do cristão no mundo, o perigo de não estarmos cumprindo o propósito de nossa existência quando servos de Deus.
Certamente esta exortação é bem contemporânea, haja vista que temos hoje uma igreja que não consegue conservar seus princípios em meio a uma sociedade em acelerado estado de putrefação. Nem tão pouco, ela tem barrado a deterioração social do meio que vive.
Alguns vão comentar, isso mesmo pastor, há muitas denominações que não cumprem seu papel, mas meu foco não é as "denominações" e sim a igreja como sendo cada um de nós. isso mesmo, chega de passar a responsabilidade para os outros, e nós? Nós temos sido relevantes em nosso meio social/evangélico? Temos sido notórios em nossa prática cristã, a qual serve de CONSERVANTE para este mundo? 
Não podemos nos excluir da culpa e sim, voltar a exortação, pois os homens tem pisado a igreja com seus conceitos mundanos e esta mesma igreja não tem tido a força para resistir a este mal.
Minha oração e anelo é por um avivamento, não apenas religioso e dento dos templos, mas um avivamento que inicie dentro dos templos e exploda no meio social, barrando a podridão deste mundo e preparando a igreja para a vinda do Nosso Amado Jesus.

Igreja, vós sois o SAL DA TERRA!

Paz do Senhor.

Comentários

Unknown disse…
Muito forte meu caro amigo parabéns pela postagem ha muitos que perderam o sabor
Unknown disse…
Muito forte meu caro amigo parabéns pela postagem ha muitos que perderam o sabor

Postagens mais visitadas