LIÇÕES DO ÉDEN

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gn 2.7-9

O Senhor Deus dos céus e da terra não faz nada sem propósito. Isso mesmo tudo o que O Senhor fez tem um objetivo, um porquê, e sobre isso que quero falar um pouco nesta postagem. A história da criação, mas precisamente o Éden, essa história apenas mostra como Deus fez tudo ou tem algo mais para nós?

Ficou curioso? Espero que sim, pois quero comentar um pouco sobre AS LIÇÕES DO ÉDEN!

O Senhor Jesus sempre utilizou as histórias e personagens do Antigo Testamento para ilustrar e exemplificar ensinos no Novo Testamento, embasando assim nossa vida e fé, dentre estas muitas citações feitas pelo Senhor, temos quando os discípulos lhe indagaram sobre o divórcio e o novo casamento em Mt 19.8, O Mestre disse “no PRINCÍPIO não foi assim....”, ou seja, O Senhor se utilizou do Éden para trazer o ensino e pode ter certeza, há muitos outros ensinos, mas vamos expor aqui alguns e deixo o link para que você liste as suas lições também, então vamos lá.

PRIMEIRA LIÇÃO. O Éden tem um idealizador, criador e mantenedor, parece lógico, mas é uma lição por mais importante, pois nos dá a certeza que não somos feitos do acaso, temos um dirigente universal que está no controle de todas as coisas. No Éden vemos que O Senhor cria, mantem e gerencia todas as coisas.

SEGUNDA LIÇÃO. O Senhor cria tudo em ordem e estrutura. Alguém pode perguntar, como assim? Deixe me explicar, quando O Senhor foi dar inicio a obra de criação, O eterno seguiu uma ordem bem simples nos sete dias da criação, em cada dia ele criava algo que dava suporte a criação do dia seguinte e no final da criação o homem, pois não teria dado para por o homem que depende de oxigênio, água e um ambiente cosmológico para viver no universo. O que isso me ensina? Que O Senhor trabalha em ordem e estrutura, veja o que diz em I Co 14.40 “Mas faça tudo com decência e ordem.” Um exemplo bem simples, O Senhor primeiros vai mudar você para depois mudar o que está ao redor de você. Entendeu?

TERCEIRA LIÇÃO. Nada que O Senhor faz é ruim. Parece lógico novamente não? Mas é isso mesmo, tudo o que Deus fez e faz é bom, O Senhor não cria porcaria, nem lixo como muitos se sentem. O texto de Gênesis diz que quando O Senhor termina um processo, O Senhor avaliava e o autor do Livro diz “E viu Deus que isso era bom...”, oito vezes essa expressão acontece.

QUARTA LIÇÃO. O Senhor fez o homem a sua imagem e semelhança e lhe deu trabalho, objetivo e companhia, ou seja, o projeto do Senhor para o homem é completo. Isso mostra para que O Senhor quando tem um projeto para alguém, e Ele tem um para cada pessoa, é completo, O Senhor pensa em todos os detalhes.

QUINTA LIÇÃO. No Éden não havia necessidades. Isso mesmo, elas vieram depois da queda. O homem foi feito para trabalhar, produzir, dominar, construir, cuidar, viver e não morrer, porém a queda trouxe as necessidades e a principal dela é a de um SALVADOR.

SEXTA LIÇÃO. Satanás sempre trabalhar para trazer dores a criação de Deus. Isso acho que não preciso expor.

SÉTIMA LIÇÃO. O homem caiu, mas louvado seja Deus, O Senhor estava no Éden e já tinha um plano para o homem.

Bem, há várias lições, mas a mais importante a meu ver é que não importa o projeto e o local, o bom é que O SENHOR ESTÁ EM TODAS AS LIÕES.

Paz.



Comentários

Postagens mais visitadas