MUNDO VELHO, MENTE NOVA!

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.1,2

Paz do Senhor a todos! Vamos para mais uma postagem? Eu tenho uma pergunta, como anda a sua MENTE?

Responda para você mesmo depois de ler este post.

Certamente Paulo é um dos grandes expoentes da igreja no primeiro século, fariseu, erudito, bom debatedor, conhecedor profundo das Escrituras do Antigo Testamento e um cristão convicto, não apenas intelectualmente, mas empiricamente.

Paulo em suas cartas ensinou as muitas congregações cristãs espalhadas no mundo então conhecido, a vivência prática do que é ser um cristão. Dentre estes muitos ensinos, temos essa pérola do capitulo 12 da carta aos romanos, trecho bíblico muito utilizado por sinal, que o cristão é um sacrifício vivo, ou seja, como sacrifício denota entrega total e o adjetivamento explicita uma vivacidade e continuidade, coisa que difere dos sacrifícios do Antigo Testamento em que o sacrifício literalmente era morto.

Todavia, o que quero hoje comentar é sobre a expressão paulina que diz o seguinte “...E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento...”, Paulo faz uma contraposição entre o que ele chama de MUNDO e ENTENDIMENTO.

Primeiramente se tratando do primeiro tema MUNDO, Paulo deixa claro que essa inconformação com esse MUNDO é um incentivo ao não deixar ser moldado pelas ideologias e vãs filosofias que formatam a sociedade dos dias atuais, as quais são instrumentos de manipulação politica e ideológica que conduzem ao entendimento errôneo dos valores cristãos e um distanciamento Do Senhor Deus, O Autor desses valores. MUNDO, aqui não é o cosmos, as plantas e o meio ambiente, que aliás, O Senhor ordena que cuidemos, mas sim todo um sistema que segundo as Escrituras “Jaz no maligno...”. É um MUNDO VELHO com antigas práticas e muitas influências, um MUNDO cheio de si, onde não há lugar para pensar no outro. Um MUNDO onde a filantropia é degrau político, ser bom é sinal de fraqueza, onde uma fé firme é fundamentalismo religioso. Paulo estava certo não podemos nos conformar com isso.

Porém como vencer este MUNDO?

Bem, não fugindo dele, O Senhor Jesus na oração sacerdotal do capitulo 17 de João pede Ao Senhor Deus que “... não os tire do mundo, mas os livre do mal...”, ou seja, vencer este mundo não é fugir dele, ou fingir que não existe. Então como fazer? Como mudar esse MUNDO?

Essa resposta é simples e ao mesmo tempo muito complicada, pois para mudar o MUNDO VELHO eu começo mudando MEU ENTENDIMENTO, ou em outras traduções bíblias, MINHA MENTE, Paulo dá outros nomes para ENTENDIMENTO e MENTE, Ele também chama de HOMEM INTERIOR, ou seja, quem eu realmente sou e penso. Paulo ensina que ao transformar o ENTENDIMENTO do HOMEM INTERIOR desfrutaremos as berneses de uma nova colheita de ações, pois o poder de Deus será derramado sobre este. E este NOVO ENTENDIMENTO fará influências neste MUNDO VELHO. Se queremos viver uma nova história em um MUNDO VELHO precisamos adquirir, como Paulo disse, UM NOVO ENTENDIMENTO.

Para um MUNDO VELHO somente um NOVO ENTENDIMENTO!

Paz e Graça!




Comentários

Unknown disse…
Realmente estamos no mundo mais não somos do mundo parabéns

Postagens mais visitadas