A ALEGORIA DO GRANDE TREM


“E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? Lc 13.18

É notório que O Senhor Jesus sempre se utilizou de símbolos, figuras e alegorias para internalizar conceitos espirituais aos seus ouvintes com o objetivo de deixar claro o conceito. Falando do uso de alegorias para ilustrar ensinos de do Reino de Deus, como esquecer o best seller cristão “O Peregrino” de John Bunyan ou mesmo as famosas “Crônicas de Narnia” de C. S Lewis. Fato é que as alegorias ajudam a ilustrar e tornar o ensino das verdades da fé mais claras, dai trago mais uma que acredito, expressa muitos ensinos da fé do calvário.

Ao meditar em nossa jornada em direção a Canaã celestial, fiquei a imaginar a que seria comparada essa caminhada. daí me veio à memória uma viagem de trem com suas paradas e seu destino final, assim apresento minhas vagueações acerca do que me veio ao coração quando me proponho a imaginar ...

UM GRANDE TREM

Imagine, tente visualizar nas recamaras de sua mente, como seria comparada nossa viagem a desejada Canaã Celestial e escute de forma estrondosa o bradar de uma poderosa buzina de trem que anuncia a chegada da hora da partida.

Estando em nossa estação de espera e sabendo que a hora se aproxima organizamos nossa bagagem e verificamos nossos documentos e conferimos se o bilhete de passagem está como o esperado, ou seja, anunciando a hora e o destino final. O rebombar das rodas de ferro nos trilhos anunciam que se aproxima o expresso que juntamente com outros passageiros nos levará ao destino proposto.

O som pujante e crescente revela que a cada segundo a partida se torna uma realidade. Enquanto isso na estação, podemos perceber vários tipos de pessoas, desde passageiros, familiares, vendedores, trabalhadores e muitos curiosos. Todos teem um propósito para estarem alí, mas nem todos realmente estão interessados quanto ao destino do trem, somente aqueles que estão desejosos pelo destino do trem aguardam com ansiedade sua chegada, para os demais, este trem é mais um meio de conduzir as pessoas a algum lugar.

Ao rebombar da buzina, o maquinista avisa que o trem está chegando, que os passageiros se preparem para entrar com seus pertencesses. Sua parada é gloriosa, uma maquina forte, determinada, majestosa revela que há, de forma definitiva um propósito a cumprir. Muitos param para vislumbrar aquele majestoso momento, outros não fazem caso, curiosos e mecânicos fazem análises, mas só os passageiros com seus bilhetes pagos podem entrar.

Alguém grita: Hora do embarque! E várias cenas começam a desenrolar. Mães chorando por seus filhos que irão partir e deixa-as, esposas com seus filhos acenando aos seus amados que adentram o veiculo, crianças com seus pais adentram a máquina cheia de alegria pela oportunidade de viajar, mulheres temerosas por uma viajem segura e muitos entram apenas porque aquele trem poderá lhes levar a próxima estação.

Ao entrar no trem, cada um dos passageiros procuram por sua poltrona e tenta se acomodar, depositando suas bagagens nos respectivos lugares e se aconchegando em suas poltronas de forma mais confortável possível para que se inicie a jornada. Ao olhar para aqueles que ao redor estão a viajar, vemos que há propósitos diversos em estar naquele grande trem, todos ali souberam da viajem, todos se interessaram pela viagem, todos compraram o bilhete mais cada um tem um propósito. Alguns querem realmente chegar em seu destino final, outros nem tanto.

Um som estremecedor é ouvido, a força da locomotiva agita aos passageiros ao explodir força para fazer girar as poderosas rodas de ferro sobre os trilhos, se inicia a viagem. A locomotiva arrasta com força herculesca toda a carga de pessoas, sonhos, projetos, saudades e lembranças para um novo horizonte. Pelas janelas os rostos vão ficando para traz em uma velocidade cada vez maior. Aquilo que outrora era presente vai ficando na saudade, se transformando em vagas lembranças de um passado que não se apresenta realidades no futuro, apenas sombras daquilo que um dia foi, famílias, vendas, histórias, projetos, vidas e ou mortes. Quando a maquina ganha velocidade mais uma estação vai ficando para traz e os corações iniciam um trabalhar para controlar a ansiedade de chegar, porém todos sabem que o trem tem seu próprio tempo de viagem e nada pode fazê-lo apresar-se.

Conversas, cansaço, debates, romances, choro, alegria, saudade e esperança, muitos são os sentimentos e um objetivo chegar. Das janelas vemos como mudam as paisagens, como há em um mundo tantos cenários e histórias. Uma vila de garimpo com suas chaminés a borbulhar fumaça, comunidades agrícolas que nos fazem lembrar quem realmente nos alimenta, pastos, vales colinas e muitas, muitas pessoas que mudam e fazem parte das paisagens com seus enredos. Muitos que ainda não estão no trem, mas que em breve terão que decidir se querem fazer uma viagem ou não.

Em cada estação vemos a mesma cena, alguns sobem outros descem e as paisagens mudam e cada momento somos lembrados que precisamos continuar nossa viagem, pois o trem tem destino determinado. Alguns desistem da viajem pois em uma determinada estação algo fez desistir da viagem, talvez pela demora ao chegar, pelos simples fato de querer experimentar algo novo nesta estação e que vale apenas desistir do trem e de seu destino. Quem fica no trem parece aos poucos ficar realmente entediado, pois fica aparente que a viagem se prolonga e dentro do trem nada muda, mas é bom lembrar que o trem é apenas o veiculo, pois o que nos interessa é a chegada.  Verdade é que somente que desejam o destino final é que continuam a viajem. Muitos desistem, pois as paradas antes satisfazem sua alma, mas outros sabem que apenas o fim lhes interessa. A cada som de buzina renovamos nossa esperança em chegar, a cada balançar, subida, descida, movimento nossos corações anelam pela chegada.

Sabe, posso lhes garantir que essa pequena alegoria está cheia de muitos ensinos acerca do Reino de Deus e de nossa jornada nesta vida. Cada um de nós está na estação chamada vida, cada um com seus projetos, propósitos, desejos e vidas, porém somos lembrados que há uma viagem a ser feita e que a qualquer hora chegará a nossa hora e para onde nosso bilhete nos levará? Há várias linhas com destinos diferentes, todas propõe um fim, mas somente o trem da vida eterna tem um destino que vale a pena, não que a viagem não seja cansativa, ela realmente é, porém em todo o percurso vemos como O Senhor é aquele que cria, mantem e conclui os projetos. Não abandone o trem, ainda que nas estações da vida lhes apresentem muitos prazeres e delícias, entenda todos nós precisamos chegar ao destino proposto.

Na paz que excede todo o entendimento.

Abençoe sua vida conjugal com nosso material.














E-BOOK "Eu resolvi dizer...SIM!"



Comentários

EUDES JR disse…
ÓI, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem
ÓI, ói o trem, vem trazendo de longe as cinzas do velho éon
ÓI, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem
ÓI, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem
Quem vai chorar, quem vai sorrir?
Quem vai ficar, quem vai partir?
Pois o trem está chegando, tá chegando na estação
É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão
ÓI, olhe o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu, não é mais
Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso no ar
Vê, é o sinal, é o sinal das trombetas, dos anjos e dos guardiões
ÓI, lá vem Deus, deslizando no céu entre brumas de mil megatons
ÓI, olhe o mal, vem de braços e abraços com o bem num romance astral
Amém

Postagens mais visitadas