FRANKENSTEIN TEOLÓGICO



De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Ec 12.13

Paz do Senhor a todos os nossos visitantes, espero que esteja sendo produtivo as postagens que vocês têm encontrado neste blog. Nossa oração que O Senhor lhes abençoe através dos textos, ok? Então vamos para mais uma reflexão?

Talvez alguém se enquite com o tema desta postagem, como assim Frankenstein Teológico? Sei que pode parecer meio esquisito e até questionador, mas me permitam dissertar sobre este tema e creio que entenderão.

Frankenstein é um personagem fictício, criado pela escritora Britânica , Mary Shelley[1] , publicado pela primeira vez 1818, um romance de estilo gótico que retrata a estória de Victor Frankenstein, um cientista que cria um monstro utilizando para isso partes de outros corpos. Esse romance já foi transformado em filmes e peças, bem como é utilizado em várias outras publicações e citações. Mas o que tem isso haver com Teologia?

Essa expressão Frankenstein Teológico, tenho usado nos cursos de teologia que ministro, tentando através desta expressão denominar aqueles estudantes ou mesmo teólogos que tiram idéias diversas de todos os pensamentos teológicos e nunca chegam nem a fundamentarem o que eles creem. São aquelas pessoas que não são formadas em sua fé, e nem  sabem o que são, mas suas sutilezas e devaneios teológicos lhes transformam em monstros teológicos deformados, que geram outros monstros e nunca chegam a maturidade que a teologia deseja para seus alunos, ou seja, crescer até a estatura de varão perfeito”. Minha crítica aqui não vai para as disputas acadêmicas, elas são naturais, minha crítica é direcionada aqueles que não se dedicam a fundamentar a fé, não constroem seu pensamento e vivem de destruir a fé dos outros.

Para estes incautos e talvez preguiçosos trago a exortação do “pregador” de Eclesiastes que chegando na maturidade da vida e refletindo em todas as “vaidades” dela, chega a uma conclusão fantástica a qual creio que deveria ser a mesma conclusão de todo cristão ou não.

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” Ec 12.13

Na paz que excede todo o entendimento.




ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!



[1] Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein: or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. É considerada a primeira obra de ficção científica da história.[1] O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.

Comentários

Unknown disse…
Maravilhoso o evangelho é simples assim chega de Frankenstein
Unknown disse…
Muito bom. Como é bom recebermos ensino. Glória a Deus

Postagens mais visitadas