VENCENDO AS MÁGOAS COMO ANA



“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” I Sm 1.9-11

Paz do Senhor, mais um dia lindo em comemoração AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. Se elas merecem.... É lógico, é mais do que merecido e nosso blog não poderia de deixar de postar algo destinado a elas e a todos quanto não desejam viver a mercê de sentimentos destrutivos, então vamos lá.

Não podemos impedir que alguém nos magoe, mas podemos decidir não vivermos magoados!

Sei que em muitas famílias e vidas as mágoas já fazem parte de suas histórias, as dores são tão presentes que muitos decidem conviver com elas e fazer de contas que não estão lá, embora sofram com elas diariamente.

Mas como não se sentir magoado quando alguém vive dentro de nosso lar e sua vida e ações são diretamente usadas para produzir sentimentos adversos a comunhão?

 Ana, esposa de Eucana (I Sm 1), sabia bem o que é isso. No contexto cultural de vida que ela e sua família viviam, era permitido que seu marido pudesse ter mais de uma mulher, neste caso Elcana tinha Ana e Penina como mulheres, porém Ana era estéril, não tinha filhos, em contrapartida Penina foi abençoada com muitos filhos. Em uma cultura como a judaica onde se valoriza a mulher por sua capacidade de dar filhos ao marido, Ana se sentia inútil e Penina uma popstar.

Penina insultava Ana por sua madre estéril e a ultrajava consonante sua condição. Apesar desta situação, Ana não desistia de ir a casa do Senhor em Siló, para ali adora diante da face do Senhor.

Em um desses momentos Ana toma uma atitude que realmente serviu de cura para todos os problemas dela, os quais iam além de sua esterilidade, ou seja, suas emoções. Ana tirou o foco das mágoas e fitou seus olhos no Senhor em oração. Não sei como ela chegou a essa conclusão e atitude, mas sei que a partir deste momento tudo mudou para ela.

Fazendo uma pesquisa simples no Google do que é mágoa temos: Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem (Site significados). Veja que até nesta simples definição, a mágoa é o foco da atenção. Quando vivemos e alimentamos as mágoas elas passam a nutrir outros sentimentos como vingança, ódio, rancor, negligência, descaso e muitos outros sentimentos de ordem emocional destrutivos. Mas quando mudamos o foco, quando deixamos as mágoas de lado e focamos em Deus através da oração, acontecem vários efeitos:

1.      A fonte das emoções é um sentimento de amor e dependência a Deus;
2.      As emoções são nutridas por carinho e perdão;
3.      Não vivemos mais a mercê de sentimentos ruins;
4.      É mais prático viver sem ressentimentos;
5.      Honro a Deus;

Acredito que deve ter muitos outros benefícios para quem não vive em mágoas, todavia um texto ressalta bem este tipo de comportamento Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4.23

Seu coração não foi feito para ser um posso de podridão e sim uma fonte de amor e graça!

Na paz que excede todo o entendimento; 





ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!
QUERO MEU LIVRO








Comentários

Postagens mais visitadas