EU SOU JACÓ – UMA FAMÍLIA EM CONFLITOS



“E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. Gn 25.27,28

Paz do Senhor, vamos para mais uma meditação tendo por base a vida de Jacó? Então vamos lá...

Os conflitos familiares são mais comuns e antigos do que imaginamos, e parece que todos têm a mesma raiz o egoísmo humano. Marcos Gama

A família do patriarca Isaque estava composta, esposa escolhida, de família boa, dois filhos para dar suporte a Isaque em suas lidas, porém apesar dos dois garotos serem gêmeos, eles eram muito diferentes, isso mesmo gêmeos diferentes. Esaú era mais peludo, ousado, caçador, garantia a ajuda à família através de seu esforço e labuta, por outro lado Jacó, era homem pacato, passava mais tempo na tenda do que no campo.

Esta personalidade mais ativa de Esaú fez com que Isaque se afeiçoasse pelo garoto, “é a cara do pai”. Rebeca já gostava de Jacó devido seu comportamento mais caseiro e ordeiro. Uma família de muitas diferenças, e essas certamente promovem dissidências.

Quando fazemos seleções por afinidades em nosso ceio familiar temos que ter em mente que todos notarão essa clara divisão e exclusividade, acrescenta-se a isso as lutas entre os rivais por aceitação, na tentativa de chamar a atenção dos que lhes são contrários. Na família de Isaque, em uma sociedade machista, certamente um homem como Esaú seria muito mais bem quisto do que Jacó, mas quero chamar sua atenção para o fato de que Jacó está sob uma promessa E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gn 25.23

Veja que ainda que todos os holofotes estivessem sobre Esaú, Jacó tinha uma promessa de Deus sobre sua vida. Este é o antidoto contra as guerras entre as famílias, entre os filhos que se sentem menosprezados e até esquecidos por seus pais, parentes ou amigos. Quando temos a certeza que O Senhor tem um plano em nossas vidas, não nos interessa o que os outros estão fazendo. Sei que a tentação é grande para chamar a atenção de todos, sei que é difícil ver os holofotes iluminando só o “escolhido do papai ou da mamãe”, todavia melhor que os holofotes humanos são os planos e projetos divinos.

Você acredita nas promessas de Deus para sua vida? Sei que elas parecem ser demoradas, mas isso é devido sermos seres temporais e sentirmos que estamos perdendo tempo, que poderíamos estar já gozando dos frutos, mas não esqueça, O Senhor tem seus planos e a agenda de trabalho é diferente das nossas expectativas. Então o que Fazer?

Descanse No Senhor e aguarde seus atos divinos, pois no tempo certo eles baterão na sua porta, não sei de que forma, mas chegará o momento do processo de Deus acontecer na sua vida. Talvez quem sabe, se inicie com um PRATO DE LENTILHAS!

Enquanto o tempo de Deus não chega, dedique-se a ser exatamente quem você é, pois, por incrível que pareça, seu jeito de ser “diferente” faz parte do projeto também.

Na graça do terno Cristo.













ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!



Comentários

Postagens mais visitadas