EU SOU JACÓ – CORROBORANDO COM OS RÓTULOS



“E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.” Gn 27.18,19

“Em nossa trajetória de vida temos muitas oportunidades, dentre elas, a de provar nosso caráter”. Marcos Gama

Paz do Senhor, e mais uma vez desculpe a demora na postagem, afazeres e afazeres, mas estou aqui novamente dando continuidade nas postagens sobre Jacó. Espero que este tema esteja lhe edificando.

Na história de vida do patriarca das doze tribos de Israel, Jacó filho de Isaque, revela um carácter paradoxal com uma vida piedosa. Não sabemos se ele mergulha neste comportamento pelo rótulo colocado em seu nascimento, pela valorização que seu pai dava a seu irmão caçador, ou pelos simples fato, de seu carácter corroborar com o que se esperava dele.

Sabemos que o desenvolver da história do patriarca, há um episódio que choca o leitor das Sagradas Escrituras de como um filho de forma tão desonesta e com ajuda de sua mãe engana seu pai, que já esteva bem velho e com dificuldades em sua visão. Quando lemos os pormenores fica ainda mais latente seu carácter desviado do que se esperava de um filho.

Isaque já avançado em dias chama seu filho Esaú e solicita que o mesmo vá fazer uma caça com o objetivo de se fazer um guisado e deste modo o velho pai impetrar a benção patriarcal ao seu estimado filho. Rebeca, esposa de Isaque, ouvindo o que dissera seu marido, se adianta a falar com Jacó para que ele e não Esaú receba essa benção. Aos conhecedores da história, sabem que Rebeca prepara a tal comida, veste Jacó com as roupas de seu irmão e cobre as partes desnudas de Jacó com pelos de caba para que assim consigam enganar a Isaque.

Quando Jacó se apresenta a seu pai com todo aquele cenário de engano, Isaque faz uma pergunta “E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?...”, é aqui, apesar de toda a trama que Jacó tem uma grande oportunidade, que oportunidade, alguém pode ser perguntar, a oportunidade de revelar quem ele é. Se ele é Esaú, ou seja uma mentira, ou Jacó a verdade. Jacó tinha diante de si a grande oportunidade de decidir quem ele era ou não era. Essa mesma oportunidade diariamente se apresenta diante de cada cristão no decorrer da vida, a oportunidade de apresentarmos um carácter firme em meios às mentiras ou corroborar com o que estão esperando que todos os homens façam, ou seja,  MENTIR.

Infelizmente na história de Jacó, ele corrobora com o que as pessoas pensavam dele. Jacó engana seu pai, se intriga com seu irmão e por fim precisa sair de sua casa para não morrer. Em nossa trajetória de vida temos muitas oportunidades, dentre elas, a de provar nosso caráter, mas a decisão de que escolha faremos é individual, e suas consequências também, apesar delas respigarem naqueles que nos rodeiam.

Alguns vão dizer que isso era necessário para o cumprimento dos desígnios de Deus  na vida de Jacó, mas discordo deste pensamento. O Senhor tem seus métodos para realizar sua vontade sem ir contra seu carácter santo. Todavia, nosso Livre Arbítrio muitas vezes tenta frustrar esses planos divinos, porém só tentam, pois ninguém pode minar os planos divinos, ainda que o carácter esteja em conflito com O Senhor, Deus por sua grande misericórdia sabe que pode fazer-nos voltar para o seu caminho.

Há uma grande oportunidade diante de nossos olhos, qual será nossa escolha, corroborar com o que acham que somos, ou nos firmarmos em nossa fé e sinceridade?


ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!

QUERO MEU LIVRO


Comentários

Postagens mais visitadas