OS PILARES DA IGREJA CRISTÃ - PARTE 19

Paz e graça a todos os nossos leitores, estamos orando para que estas postagens sejam benção em suas vidas e ministério. 

Não esqueça de deixar seu comentário, isso nos ajuda muito a dar continuidade ao nosso trabalho de pregar a Palavra de Deus.

Hoje vamos para a penúltima postagem do tema e esperamos que O Senhor Espírito Santo possa abençoar suas vidas poderosamente;

A NECESSIDADE DE VIVER EM CONGREGAÇÃO

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,” Atos 2:46

No decorrer deste tema vimos muitos princípios importantíssimos que caracterizam os pilares de uma verdadeira igreja cristã, princípios como o arrependimento, o valor As Escrituras, a pregação escrituristica e cristocentrica, a comunhão , a unidade etc. Todos estes temas são profundamente relevantes como já afirmamos, mas acredito que no texto deste ponto precisamos dar uma atenção toda especial devido o grande números de cristãos que se auto definem como “desigrejados”.

É um termo novo, e seu real significado também é de difícil conceituação, dificultando assim uma abordagem confiável para comentários sem um teor de preconceito. Porém é bem verdade que apesar de sua difícil conceituação há a necessidade olharmos com cuidado as muitas expressões deste novo olhar da cristandade e tentar fazer asseverações coerentes e com bases bíblicas equivalentes.

Os que defendem este modo de vida, afirma que não há a necessidade de estarmos congregando em edifícios próprios para cultos, defendem ainda que os cristãos devem se reunir em seus lares como se fazia na igreja primitiva e são agressivos contra os grandes ministérios alegando que a igreja do primeiro século não usavam deste expediente para congregar seus membros.

São muitas as acusações e muitas delas imbuídas de textos bíblicos sem as devidas analises acompanhadas de maturidade e bagagem histórica contextualizada. O pior que alguns se aproveitam dos incautos para agregarem a si seguidores e os transformando em verdadeiros agentes desorientados da fé.

Mas quando olhamos cautelosamente para o texto  que encabeça este tema e alguns outros do Novo Testamento, apoiando estes textos dentro de uma bagagem histórica coerente vemos que o movimento em cheque não se sustenta a contento nem seus argumentos continuam válidos.

Quando Lucas descreve o dia a dia das primeiras comunidades cristãs, principalmente aqueles que estavam em Jerusalém, eles mantinham uma habito diário de ir ao templo, e quando observamos na história da igreja vemos que os cristãos se reuniam para cultuar AO Senhor onde dava, ainda que isso implicasse em correr riscos. Isso mostra claramente o valor que os primeiros cristãos davam as reuniões e o autor de Atos ainda diz que eles “perseverando unânimes todos os dias no templo”, ou seja, todos os cristãos tinham essa concepção bem definida em seus corações.

Perceba então que uma igreja verdadeiramente cristã sempre terá a necessidade de estarem juntos para adorar, e lógico vivendo em um mundo totalmente diferente, em termos culturais, do mundo dos primeiros cristãos, havendo a necessidade muitas coisas que não havia no passado e que hoje fazem parte do dia a dia de todo cristão.

Não estou aqui defendendo aqui o uso desordenado dos recursos da igreja somente para as construções, mas estou apelando para um olhar sincero e também não preconceituoso, pois acredito sim que podemos em situações como estamos vivendo de Isolamento Social que a igreja pode sim congregar em casa e ter comunhão com O Senhor, mas que alertar que viver em unidade, ainda que com diferenças entre seus membros, ainda caracteriza uma verdadeira igreja de Cristo.

Na paz de Cristo Jesus nosso Senhor!

Pr. Marcos Gama


FAÇA UMA DOAÇÃO AO
NOSSO MINISTÉRIO
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Comentários

Postagens mais visitadas