A VERDADEIRA INTROSPECÇÃO


Paz e graça a todos os nossos leitores; 

Como você anda de INTROSPECÇÃO? Como está sua analise pessoal de sua vida espirital? Não,não quero saber de sua vida,mas quero instigar você a pensar no caso e acredito que esta postagem pode nos ajudar nesta reflexão, ok? Se você gostar deste post DEIXE SEU COMENTÁRIO  e COMPARTILHE  com alguém, ok?

Deus lhes abençoe!

“E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Sl 139.24

Um dos temas mais importantes da fé cristã é o ensino para realização do que chamamos de introspecção, ou seja, olhar para dentro de si e fazer uma avaliação sincera de nossas ações diante do Senhor. Este tema é tão importante que somos instigados em todos os cultos de Santa Ceia a examinarmos a nós mesmos.

Este exercício é fundamental para a manutenção da espiritualidade e intimidade com O Senhor. Um cristão verdadeiro vive em constante estado de avaliação, não que sua fé seja baseada em suas obras, mas sua esperança no poder do sacrifício de Cristo para mantê-lo em comunhão.

O grande problema é saber se estamos sendo sinceros conosco, se não nos enganamos a nós mesmos tentando nos justificar quanto aos nossos erros em detrimento dos demais. Muitas vezes somos infiéis em nossa avaliação e ponderamos sobre nossa aparente justiça quando mensuramos nossas ações com as dos demais. Apesar de ser um ato de pura soberba fazemos isso sem se quer perceber.

Mas quando lemos o salmo 139 com cuidado, fazendo as observações necessárias e nos humilhando Ao Senhor Espírito Santo que nos ilumine vemos que o autor sagrado reconhece que a verdadeira introspecção passa pelo crivo do olhar do Senhor.

Em seus versos o salmista reconhece que O Senhor sonda todas as coisas, sabe nossas RAIS  intenções e sabe como estão nossas fontes de valor que regem nossas decisões. De forma bem pedagógica o autor relata como O Senhor interage com nossas vidas:

1.    Ele nos sonda – Ele nos vê além das aparências;

2.    Ele nos conhece – Sabe todos os detalhes de nossas histórias;

3.    Ele penetra nossos pensamentos – O Senhor vai no intimo de nossas construções de pensar;

4.    Esquadrinha nosso andar e deitar – Fala do proceder em todas as áreas;

5.    Conhece TODOS  os meus caminhos – Sabe os reais motivos de nossas decisões (caminho aqui é procedimento de vida);

6.    Todas as nossas palavras são conhecidas – Como ele sonda nosso pensar, logo sabe também o que vamos falar;

7.    O Senhor nos cerca – Não há um aspecto de nossas vidas que O Senhor não esteja atento e não conheça;

O Salmista se assombra com tamanho conhecimento e profundidade, chegar a concluir que não há a menos possibilidade de nos esconder do Senhor, não dá para fugir de sua presença. Por este motivo ao fazer sua introspecção ele declara que não confiar em seu julgamento próprio e solicita de forma muito sábia “vê se há em mim algum caminho mau...”, ou seja, ele pede que O Senhor faça a avaliação de sua alma, que O Senhor dentro de seu olhar santo e misericordioso faça a analise dentro de seus preceitos.

Que pedido! Que coragem! Quem conhece O Senhor sabe como tal pedido vai nos revelar coisas que nunca desejaríamos encontrar em nós, por outro lado, não há uma forma mais eficaz de limpeza espiritual do que deixar que O Senhor nos esquadrinhe.

Além de pedir que O Senhor lhe observe por dentro o autor sagrado faz um outro apelo ainda mais lindo “...guia-me pelo caminho eterno.”, glória a Deus!!!! Que solicitação, que pedido!

Que possamos fazer estes mesmos pedidos, que possamos nos debruçar na misericórdia do Senhor e confiar em sua graça para nos avaliar e nos manter seguros, inclusive de nós mesmo. Este processo aqui desenhado neste salmo é chamado de santificação ou mesmo de consagração. Que possamos viver com este desejo e proceder, pois certamente assim jamais nos afastaremos do CAMINHO ETERNO.

Na paz de Cristo Jesus;

Pr. Marcos Gama


FAÇA UMA DOAÇÃO
AO NOSSO MINISTÉRIO 

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Comentários

Unknown disse…
I João Cap. 1.
6 Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

Postagens mais visitadas