AS BEM AVENTURANÇAS E EU - QUARTA PARTE


Paz do Senhor a todos!!!

Vamos continuar em nossa temática sobre as Bem Aventuranças? Aproveita deixe seu COMENTÁRIO e COMPARTILHE este blog com seus amigos,ok?

Aos pobres de Espirito o Reino dos céus

“Bem-aventurados os pobres(humildes) de espírito, porque deles é o reino dos céus;” Mt 5.3

A expressão “bem-aventurança” significa feliz, ditoso ou digno de ser felicitado, ela é encontrada frequentemente nos salmos e em outros livros do A. T (Sl 1.1; Sl 32.1-2; Pv 8.32, 34; Is 56.2), como também no N.T. Essa forma literária é muito comum nas Escrituras são paradoxais, isto é, as afirmações que parecem contradizer o sentido comum do pensamento humano, porém aqui expressam os verdadeiros valores do Reino de Deus.

O Senhor Jesus no início do seu discurso nos apresenta uma comparação paradoxal entre os valores do Reino de Deus e os valores dos homens. O Senhor afirma de forma categórica que O Reino dos Céu é pertencente a um grupo específico de pessoas. Mas quais seriam estas pessoas que O Reino dos Céus lhes pertence? Aqueles que O Senhor denominou “pobres de espirito”, assim responde o Bom Mestre.

É muito importante para compreendermos o ensino de Cristo no Sermão da Montanha entender corretamente suas palavras e os termos ali apresentados, quando O Senhor fala sobre os “pobres de espírito”, Ele se refere aquelas pessoas que não põe sua esperança, nem sua confiança nos bens materiais, mas sim em Deus. E há uma grande diferença entre os “pobres de espirito” e os que tem um “espírito pobre”, ou seja, aqueles que não foram iluminados pelo poder da presenta do Espírito Santo mediante a Palavra de Deus, que transformou seu coração e lhe promoveu um novo olhar existencial.

Os “pobres de espírito” são assim chamados devido essas pessoas depositarem sua confiança não em si ou nas coisas terrenas, mas única e exclusivamente NO Senhor. Este tipo de pensamento é repudiado pelo mundo e pelos os “grandes” e “intelectuais”, os quais se acham mais esclarecidos e detentores de todas as respostas e depositam suas esperanças em suas próprias forças e recursos. Para os grandes deste mundo pessoas que confiam em Deus para tudo, são pessoas incautas, ignorantes, extremistas religiosos, fanáticos e que só atrasam o pensamento da modernidade.

O Senhor é incisivo aos dizer que apenas para estes “pobres de espírito” pertence o Reino de Deus, e isso é para muitos dos formadores de opinião deste século um pensamento utopista e desabilitado de coerência lógica. Assim tais pessoas que vivencial sua fé desta maneira, não são dignos de credibilidade, e pelo que temos visto, são ainda ridicularizados e menosprezados por sua dependência de Deus. Todavia o que mais incomoda neles é saber que um pensar tão simples pode estar imbuído de tão grande promessa, feita por Aquele que não mente e que na história se registra sua fidelidade em cumprir sua promessa, ou seja, estes mesmos, aos quais O Senhor denomina de “pobres de espirito” estão prestes a receber a maior de todas as heranças que um ser finito pode receber, a vida eterna no Reino dos Céus.

O mundo pode nos odiar e desprezar, mas há uma promessa para aqueles que depositam sua confiança NO Senhor e em seu poder.

Que O Senhor possa fortalecer os corações daqueles que o mundo e seu sistema desprezam, e que O Senhor denomina de “pobres de espirito” os quais aguardam O Reino celestial eternamente.

Continua . . . 

Na paz de Cristo Jesus;

Pr. Marcos Gama






MG - CURSOS
APRENDA A FAZER SERMÕES 
E ESTUDOS BÍBLICOS

Comentários

Postagens mais visitadas