Série Crescimento Espiritual - Como nascem os heróis?



“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.” Hb 11.32-34

Paz do Senhor a todos os leitores deste espaço de fé e crescimento espiritual, hoje quero continuar na Série de Mensagens sobre Crescimento Espiritual, falando um pouco sobre as Guerras que enfrentamos e principalmente qual o objetivo delas, então vamos lá.

Todos nós amamos ler sobre os grandes heróis da fé. Um dos grandes clássicos literários dos crentes é o famoso livro “Heróis da Fé” de Orlando Boyer editado pela CPAD. Eles nos empolgam, motivam, nos levam a reflexões e muitas vezes nos impulsionam a desejar ser como eles, ou seja, não ser meros seres viventes, mas termos uma história de relação com Deus.

Todavia, precisamos entender como estes homens e mulheres simples como cada um de nós são chamados de heróis da fé.

Quando lemos a carta aos Hebreus, mas precisamente o capitulo 11que é costumeiramente conhecido como a galeria dos heróis da fé, vemos o autor fazer referências a vários destes homens e mulheres de Deus, tais como Moisés, Josué, Abraão, Raabe e tantos outros com suas histórias e legados. Mas muitas vezes não nos detemos nas circunstâncias pelas quais eles passaram, pelas perdas, sofrimentos, angustias, ou seja, AS GUERRAS que todos os homens e mulheres atravessam em suas existências.

No texto escolhido para esta reflexão vemos novamente o autor citar outros nomes, incrementando esta galeria de heróis, “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,” , são heróis, e seus nomes estão atrelados as sua histórias que possibilitaram este título, então fica a pergunta:

COMO NASCEM OS HERÓIS?

Não podemos falar de heróis sem falar de como eles ajudaram a alguém, como socorreram ou venceram algo. Os nomes dos heróis está atrelado a suas historias de superação ou de socorro, daí quero apresentar uma afirmativa que mudará sua vida e sua visão das lutas que você está atravessando.

OS HERÓIS SÃO FORJADOS NAS GUERRAS!

Poderia comentar esta afirmativa, mas quero usar de outro recurso, quero apresentar textos bíblicos que ilustram esse entendimento:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Jo 16.33

“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. Pv 24.10

“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.” Jl 3.10

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Sl 20.7

Sabe, acredito que as provas e guerras Deus usa para forjar nossas vidas e sermos mais fortes em nossas vidas espirituais como diz Paulo em Rm 5.1-8. 

No texto desta publicação traz seis afirmativas que quero usar para concluir esta postagem:

1 - Os quais pela fé venceram . . .
2 - Apagaram a força do fogo . . .
3 - escaparam do fio da espada . . .
4 - da fraqueza tiraram forças . . .
5 - na batalha se esforçaram . . .
6 - puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Não vou comentar, quem sabe um dia nós falaremos de cada um destas expressões, mas hoje, quero só lhe dizer que suas provas estão forjando mais um herói para a glória de Deus.

Paz e Graça!


Comentários

Postagens mais visitadas