BABEL, UM GRANDE PROBLEMA PARA AS IGREJAS E DEPARTAMENTOS (parte 1)


E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala”. Gn 11.1

"Como é maléfico quando coisas boas e dignas estão encobrindo maldades, o perigo é grande, pois sempre estamos suscetíveis a abraçar tudo que é bom, sem antes verificar o porquê daquela bondade." Marcos Gama

Paz e graça a todos os nossos visitantes, quero hoje dar uma parada nas postagens sobre Jacó e compartilhar um pensamentos sobre tantas divisões e dificuldades nas igrejas. Espero que gostem, o texto é longo e dividirei em três postagens, ok? Deus lhes abençoe.

A história da torre de Babel, sempre trouxe a igreja cristã muitos ensinos, e acredito que nestes tempos de crise espiritual em nossa nação e em todo o mundo, uma vez mais O Senhor usará este texto como uma antídoto contra a dificuldade que temos em nossa comunicação.

O texto de gênesis 11 do versículo 1 ao 9, é como se fosse um parêntese entre a história do diluvio e o inicio da era abraânica, ela serve como um divisor de águas na historicidade bíblica, pois em meio ao enredo O Senhor chama-nos a atenção para o cuidado que devemos ter em nossos propósitos comunicativos. Não sabemos seus atores pois o texto não os revela, todavia, o que foi revelado é o suficiente para tirarmos grandes lições gerenciais para as nossas vidas, famílias, empresas, igrejas e ministérios.

O texto inicia declarando que havia unidade na terra, uma unidade de povo, uma unidade de propósito, uma unidade de liderança e tudo por que havia uma unidade na comunicação “E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala”. Gn 11.1. Essa fato, isto é, uma única forma de comunicação possibilitava ao povo traçar seus objetivos, planejar suas ações, levantar recursos, promover metas, desenvolver estratégias, determinar prazos e o melhor com todos os envolvidos usando uma linguagem única, clara e direcionadora.

Acredito que algumas pessoas que não conheçam a história como um todo, poderão dizer, mas isso não é bom? Quantas empresas e organizações dariam tudo para ter essa estrutura organizacional, quantas prefeituras não pagariam milhões para que seus colaboradores pudessem ter essa harmonia na comunicação, como seria de grande valia para aqueles que gerenciam grandes equipes um desenvolvimento estratégico deste?

O maior problema na história, a meu ver, não é a unidade, por que digo que não é o maior problema? Por que neste momento da história a determinação divina era para “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e ENCHEI A TERRA.” Gn 9.1, ou seja, claramente o propósito do Senhor era que os descendentes de Noé se espalhassem sobre a face da terra, que agora estava desabitada e necessitando que alguém cuidasse. Mas apesar de neste momento a unidade ser um problema, isso não era o maior de todos os problemas, pois o restante da história nos revela uma situação que realmente promove muitas destruições e é uma rebeldia direta aos planos divinos, ou seja, quando o povo disse “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo o topo chegue até aos céus e tornemos celebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.” Gn 11.4. Veja que a unidade estava escondendo um propósito que era fazer dos homens SERES RENOMADOS, RECONHECIDOS E SUPERESTIMADOS, e o pior, DESOBEDECER DIRETAMENTE UMA DETERMMINAÇÃO DIVINA, a qual cumpriria os propósitos de DEUS  para a humanidade. Perceba que a aparente beleza da unidade estava imbuída de rebeldia ao Senhor.

Como é maléfico quando coisas boas e dignas estão encobrindo maldades, o perigo é grande, pois sempre estamos suscetíveis a abraçar tudo que é bom, sem antes verificar o porquê daquela bondade. Glória humana, soberba da vida, imperiosidade e afronta direta aos propósitos de Deus, era isso que estava no âmago da unidade na história da torre de Babel. E como a grande maioria já sabe, O Senhor interveio na história criando uma divisão necessária para que aquele malefício fosse desmantelado. E O Deus eterno fez isso desarticulando seu poder de comunicação. Veja o que o próprio texto diz a respeito disso “e o Senhor disse: Eis que o povo é um, E TODOS TÊM A MESMA LINGUAGEM. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer. Vinda, desçamos e confundamos ali A LINGUAGEM, para que não entenda a LINGUAGEM do outro.” Gn 11.6,7

CONTINUA ...

Na paz de Cristo Jesus;

Pr. Marcos Gama



Comentários

Postagens mais visitadas